Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Alvo da Coverage

Arma de PM preso em duas operações foi usada em sete homicídios de grupo de extermínio, diz MP

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Arma de PM preso em duas operações foi usada em sete homicídios de grupo de extermínio, diz MP
A arma do tenente PM Cleber de Souza Ferreira, alvo da ‘Operação Coverage’, deflagrada para desarticular um grupo criminoso acusado de tentar embaraçar as investigações da ‘Operação Mercenários’, teria sido utilizada em sete homicídios cometidos a mando de um grupo de extermínio que atuou na grande Cuiabá. Abaixo, o Olhar Direto elenca os casos em que o PM teria a participação.


Leia mais:
MPE denuncia oficiais da PM alvos da Operação Coverage e solicita perdas dos cargos
 
O tenente é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em dois inquéritos, provenientes da ‘Operação Mercenários’. Os confrontos balísticos realizados apontaram que a arma dele foi utilizada nos homicídios de: Elias Venâncio de Farias e Denilson Sebastião Costa Couto, ambos ocorridos em Várzea Grande.
 
Além disto, a pistola também teria sido usada em uma tentativa de chacina, ocorrida no bairro Jardim Potiguar (região do ‘Zero KM’), que terminou com a morte de Flávio de Deus e no ferimento de outras quatro pessoas.
 
A arma de fogo, utilizada nos homicídios, foi adquirida em novembro de 2015 pelo tenente.
 
Para tentar encobrir a participação do colega, os outros militares teriam inserido informações falsas no sistema de segurança, buscando colocar a cautela da arma de fogo para o tenente apenas em data posterior aos homicídios. Além disto, o grupo ainda tentou fazer crer que a pistola pertencia à Polícia Militar, o que é desmentido pelo Exército brasileiro, que coloca Cleber como o dono.
 
No entendimento do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a organização criminosa, que tinha o objetivo de atrapalhar as investigações, atua como grupo de extermínio, que tem como um dos integrantes o tenente Cleber Ferreira, que teve também prisão preventiva decretada em razão do confronto balístico positivo da sua arma.
 
Denúncia
 
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) ofereceu denúncia criminal relacionada à ‘Operação Coverage’, contra cinco oficiais da Polícia Militar (PM), no último dia 4. Foram denunciados o 2º tenente Cleber de Souza Ferreira, o tenente Thiago Satiro Albino, os tenentes-coronéis Marcos Eduardo Ticianel Paccola e Sada Ribeiro Ferreira e o 3º sargento Berison Costa e Silva.
 
Os denunciados devem responder pelos crimes de organização criminosa, embaraço de investigação em três inquéritos, falsidade ideológica, fraude processual e inserção de dados falsos em sistema de informações.
 
Além da condenação pelos crimes praticados, o Ministério Público requereu que, ao final da ação penal, seja decretada a perda definitiva do cargo público dos cinco réus.
 
Consta na denúncia, que os oficiais militares utilizaram-se de seus cargos e funções de relevância para fomentar esquema criminoso voltado à adulteração de registros de armas de fogo, mediante falsificação documental e inserção de dados falsos em sistema informatizado da Superintendência de Apoio Logístico e Patrimônio da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet