Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

notre dame

No Dia Internacional da Alfabetização, colégio comemora o fazer compartilhado do conhecimento

Foto: da Assessoria

No Dia Internacional da Alfabetização, colégio comemora o fazer compartilhado do conhecimento
O Dia Nacional da Alfabetização é celebrado no dia 14 de novembro e, no dia 8 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. Para o Colégio Notre Dame de Lourdes, de Cuiabá, a data representa uma das fases mais importantes do aprendizado.


Leia também:
Programa ‘Educação Conectada’ quer levar internet para 391 escolas de MT até dezembro

Segundo a professora Rógena Bucair Nogueira, coordenadora da Educação Infantil da instituição, tudo começa com a alfabetização e, com o passar dos anos, vai se fortalecendo com uma proposta profunda de construção do conhecimento.

"Fazer com, fazer dividindo, fazer pesquisando, fazer observando, fazer partilhando, fazer interagindo, fazer questionando, fortalecendo, assim, todo o conhecimento que as crianças já trazem quando chegam ao colégio", pontua.

Para ela, o que tem é feito na alfabetização, que possibilita ao estudante construir conhecimentos sobre os diferentes desafios, é “incentivar os alunos desde o início da vida escolar para que aprendam de forma autônoma e participativa, através de desafios, levantamento de hipóteses e situações reais e os tornem cidadãos plenos para a vida".

Diretora do Notre Dame, Irmã Marluce Almeida, compartilha a mesma opinião. Segundo ela, a proposta do colégio é colocar a criança no centro da aprendizagem. Para isso, os professores desenvolvem rodas de conversa, atividades que fortaleçam o poder da escuta, os registros, a leitura (seja de palavras ou gravuras), a troca entre seus pares, o destaque para erros e acertos, as aulas invertidas e o uso das metodologias ativas.

"Tudo isto mescla entre a sala de aula e outros ambientes a relevante importância para possibilitar a abertura da escola para o mundo e, ao mesmo tempo, trazer o mundo para dentro da escola", detalha a coordenadora Rógena Bucair.

"E assim, os alunos são alfabetizados não com meras repetições, mas com uma proposta significativa e duradoura", completa a Irmã Marluce Almeida. O Colégio Notre Dame de Lourdes já está há quase meio século promovendo a educação.

A primeira data do Dia da Alfabetização foi instituído em 1966 pelo Ministério da Educação e Cultura, com o propósito de esclarecer a população acerca da relevância da introdução de melhores meios de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras, e a segunda foi estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas, possuindo a mesma missão, ou seja, incentivar o processo de alfabetização nos países membros.

Já o Dia Internacional da Alfabetização teve iniciativa da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1967, alertando principalmente para o fato de que o processo de aprendizagem é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de qualquer país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet