Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

nível do deserto

Inmet aponta aumento de 5ºC em MT e alerta para risco de morte por hipertermia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Inmet aponta aumento de 5ºC em MT e alerta para risco de morte por hipertermia
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de onda de calor em Mato Grosso que pode aumentar em 5ºC a média por período maior que cinco dias. Há também alerta de hipertermia, com risco de morte. Durante toda a semana os termômetros devem ficar na casa dos 40ºC e a umidade em torno de 15%.


Leia mais:
CPTEC emite alerta de onda de calor nos 141 municípios de MT

A hipertermia é o termo associado à elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer ou mesmo de colapsar metabolismos.



O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também emitiu um alerta de onda de calor nos 141 municípios mato-grossenses. O aviso começou na segunda-feira (9) e segue até sexta-feira (13).
 
Na última sexta-feira (6), Cuiabá bateu recorde de calor chegando à marca dos 42ºC de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa é a maior temperatura do ano registrada até o momento.

O alerta da onda de calor também está sendo enviado pela Defesa Civil através de SMS. Para aderir ao sistema de prevenção é muito simples: se você receber mensagens de texto da Defesa Civil em seu celular informando sobre o serviço de alerta de desastres, basta responder com o CEP residencial.

Assim, o usuário é cadastrado automaticamente e começa a receber as orientações. Caso não chegue nenhum SMS, é possível aderir ao sistema mandando mensagem de texto com o CEP de casa para o número 40199.

Baixa umidade

Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns das sensações neste período. Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer, nesse período, as crianças e idosos fazem parte do grupo mais afetado.

Seguem abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá.
 
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Acima de 30% - Aceitável
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet