Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​SETEMBRO AMARELO

Vereador apresenta projeto de lei para combater depressão nas escolas e prevenir suicídios

Foto: Reprodução

Vereador apresenta projeto de lei para combater depressão nas escolas e prevenir suicídios
O vereador por Cuiabá, Zidiel Coutinho (PV), apresentou nesta terça-feira (10) o projeto de lei “Conversar é a melhor solução” (nº 004/2019), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas recorrentes na conscientização e combate à depressão em escolas públicas para evitar a ocorrência de suicídio. Ele afirmou que o projeto faz alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, mas busca estender esta discussão para todos os meses.

 
Leia mais:
Defesa diz que empresário tem mais de 120 mil inscritos em canal no Youtube e tenta reconstruir vida
 
O projeto de lei traz nove artigos que estabelecem as maneiras de se combater a depressão nas escolas. Zidiel disse que o que o motivou foi a constatação do aumento do número de casos de depressão na infância.
 
“Conversando com a população vi muitos casos de pessoas que estão com depressão, então a importância de falar sobre isso não é só no mês de setembro. Setembro amarelo é muito produtivo, muito bom, mas só que eu vejo que isso tem que ser mais trabalhado, porque se vê muito hoje a depressão na infância, então se isso for colocado nas escolas municipais, com os professores trabalhando com isso uma vez por mês durante o ano, falando sobre a depressão, fará a diferença”.
 
O vereador sugere a realização de palestras, debates, distribuição de cartilhas e até mesmo uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, para a realização de diagnóstico e acompanhamento nas escolas, dos casos de depressão. Estes trabalhos, ele afirma, podem, inclusive, atingir as famílias destas crianças.
 
“É importante começar a ter participação das famílias também, para que os pais possam ver. Porque muitas vezes não sabem que o filho está com depressão, então é para orientar, conversar. A prevenção então é contra o suicídio, que tem como maior causa a depressão”
 
Zidiel disse que se inspirou no slogan da campanha Setembro Amarelo, que diz “falar é a melhor solução”, para nomear seu projeto de lei como “conversar é a melhor solução”. Ele reformou que o tema é de grande interesse público e as medidas propostas pelo PL não seriam complicadas de se aplicar, já que não seriam muito onerosas ao Poder Público.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet