Olhar Direto

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

Vereador apresenta projeto de lei para combater depressão nas escolas e prevenir suicídios

Da Redação - Vinicius Mendes

10 Set 2019 - 17:03

Foto: Reprodução

Vereador apresenta projeto de lei para combater depressão nas escolas e prevenir suicídios
O vereador por Cuiabá, Zidiel Coutinho (PV), apresentou nesta terça-feira (10) o projeto de lei “Conversar é a melhor solução” (nº 004/2019), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas recorrentes na conscientização e combate à depressão em escolas públicas para evitar a ocorrência de suicídio. Ele afirmou que o projeto faz alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, mas busca estender esta discussão para todos os meses.
 
Leia mais:
Defesa diz que empresário tem mais de 120 mil inscritos em canal no Youtube e tenta reconstruir vida
 
O projeto de lei traz nove artigos que estabelecem as maneiras de se combater a depressão nas escolas. Zidiel disse que o que o motivou foi a constatação do aumento do número de casos de depressão na infância.
 
“Conversando com a população vi muitos casos de pessoas que estão com depressão, então a importância de falar sobre isso não é só no mês de setembro. Setembro amarelo é muito produtivo, muito bom, mas só que eu vejo que isso tem que ser mais trabalhado, porque se vê muito hoje a depressão na infância, então se isso for colocado nas escolas municipais, com os professores trabalhando com isso uma vez por mês durante o ano, falando sobre a depressão, fará a diferença”.
 
O vereador sugere a realização de palestras, debates, distribuição de cartilhas e até mesmo uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, para a realização de diagnóstico e acompanhamento nas escolas, dos casos de depressão. Estes trabalhos, ele afirma, podem, inclusive, atingir as famílias destas crianças.
 
“É importante começar a ter participação das famílias também, para que os pais possam ver. Porque muitas vezes não sabem que o filho está com depressão, então é para orientar, conversar. A prevenção então é contra o suicídio, que tem como maior causa a depressão”
 
Zidiel disse que se inspirou no slogan da campanha Setembro Amarelo, que diz “falar é a melhor solução”, para nomear seu projeto de lei como “conversar é a melhor solução”. Ele reformou que o tema é de grande interesse público e as medidas propostas pelo PL não seriam complicadas de se aplicar, já que não seriam muito onerosas ao Poder Público.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Teh gabs
    14 Set 2019 às 07:15

    É de extrema importância esse assunto, digo como jovem que sofre disso, o mal começou na infância, no ensino fundamental, mas infelizmente não tive alguém que percebeu até chegar em um ponto crucial. Sou completamente a favor desse projeto. Nossas escolas tem se tornado uma fábrica de depressão, ansiedade e suicídio, e é de NECESSIDADE pública tratar disso o mais rápido possível, é necessário que o assunto seja tratado de uma maneira mais séria.

  • josé de souza
    10 Set 2019 às 22:09

    BOA INICIATIVA VEREADOR ZIDIEL COUTINHO, E VAMOS QUE VAMOS, TROCANDO DE ASSUNTOS VEREADOR QUEREMOS PARCELAMENTOS DAS MULTAS DE TRANSITO AQUI NA CAPITAL, SEJA PARCELADA ATRAVÉS DE BOLETO, POBRE NÃO TEM CARTÃO, AJUDA O POBRE VEREADOR COUTINHO.

  • Fabio
    10 Set 2019 às 18:40

    Esse Vereador chegou, chegando... Em poucos dias apresentou vários projetos de interesse da população... O principal é aquele de energia solar nos imóveis públicos...

  • Celeste Flores
    10 Set 2019 às 17:53

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet