Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Cidades

Com baixa umidade e calor extremo, Seduc recomenda que escolas suspendam atividades ao ar livre

Da Redação - Patrícia Neves

11 Set 2019 - 12:01

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com baixa umidade e calor extremo, Seduc recomenda que escolas suspendam atividades ao ar livre
Diante do forte calor, da baixa umidade relativa do ar e do alerta de risco de morte em 27 cidades de Mato Grosso por conta da hipertermia, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) orintou as escolas estaduais a suspender as atividades ao ar livre. O Estado conta com total de 757 unidades escolares. O anúncio foi divulgado hoje (11).

Leia Mais:
Inmet aponta aumento de 5ºC em MT e alerta para risco de morte por hipertermia

Segundo a assessoria da Seduc, a orientação é que nesse período sejam oferecidos aos alunos alimentos mais leves na merenda escolar, dentro dos cardápios aprovados e já estabelecidos; que sejam suspensas as aulas que requeiram esforço físico, principalmente atividades ao ar livre no período compreendido entre 10h e 17h, substituindo-as por jogos de mesa, aulas de música, leitura e pesquisas.

Também é recomendado aos professores para que estimulem os alunos a se hidratarem, com a ingestão de líquidos, orientando para que os mesmos levem para a escola garrafa de água e umedeçam as narinas e o rosto. Os servidores da unidade escolar devem ter atenção redobrada para identificar crianças abatidas e em casos de desmaios, tonturas, cãibras e mal-estar, que sejam encaminhadas ao centro de saúde mais próximo.

Com essas medidas, segundo a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria Luzardo, será possível reduzir os efeitos do forte calor e da baixa umidade do ar junto aos alunos, servidores e comunidade escolar.

“Recomendamos que não haja suspensão da carga horária dos alunos, uma vez que, neste momento, a escola poderá ser uma grande aliada e contribuir para tratar sobre o assunto de forma pedagógica e proativa, diante do grande fenômeno, envolvendo pais e toda comunidade escolar”, ressalta a secretária.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Reginaldo Aparecido Ferreira
    12 Set 2019 às 05:30

    Deviam colocar ar nas escola como por exemplo a Rita Caldas Castrilon que a um ano país e alunos vem pedindo está providência e até agora nada , porque está insuportável para professores e alunos aguentar este calor todo nas salas de aula

  • SENTINELA
    11 Set 2019 às 23:10

    Absurdo! Por quê não, suspender as aulas até que venham as chuvas? Por quê não, o Governo não altera o horário dos servidores públicos nesse período trágico de poluição, falta de chuvas e baixa umidade nunca vista? Seria de bom alvitre alterar o horário do serviço público estadual passando para as 7:00hrs da manhã a 1:00 hra da tarde.Será que ninguém enxerga isso? Se essa baixa umidade continuar muitos servidores vão parar no hospital porque ninguém aguenta mais tanta fumaça, temperaturas que chegam a 43 graus e sensação de 50 graus, além do trânsito infernal e engarrafado em cada rotatória. Está faltando sensibilidade de alguns e providências imediatas a serem tomadas em relação à alteração do horário de trabalho no Estado. Fica o alerta e sugestão.

  • Huelita rita de jesus
    11 Set 2019 às 18:48

    Nossa com esse calor na minha casa tem 4 filhos e tenho medo dos meus filhos com esse calor

  • INDIGNADA COM ENSINO FRACO
    11 Set 2019 às 15:51

    EM CASA OU NA ESCOLA O CALOR É IGUAL E TEM GENTE QUE JÁ TA FALANDO AQUI PARA NÃO IR TRABALHAR EITA BRASIL VELHO !!

  • INDIGNADA COM ENSINO FRACO
    11 Set 2019 às 15:50

    ATÉ A SEDUC TA PEGANDO FOGO, ESSES MAUS GESTORES TEM QUE SER PUNIDOS, AS CRIANÇAS ESTÃO SEM LIVROS DIDÁTICOS E VOÇÊS DEIXAM QUEIMAR , ESSA SECRETARIA MARIONEIDE ESTÁ FAZENDO O QUÊ ?? QUE NÃO VÊ ISSO , LIVRO É O BÁSICO !! MAURO MENDES TOMA PROVIDENCIA !

  • Professora
    11 Set 2019 às 13:50

    COLOCA AR CONDICIONADO NAS SALAS DE AULA SEDUC!!! A maioria das escolas funcionam sem ar condicionado, professores, crianças e adolescentes morrendo de calor nas salas lotadas. NÃO ADIANTA MUDARMOS AS ATIVIDADES, NAS SALAS DE AULA FAZ CALOR DO MESMO JEITO!!! PRECISAMOS DE AR CONDICIONADO, URGENTE. A SEDUC MT É UMA VERGONHA

  • Tatiane
    11 Set 2019 às 13:43

    Só deveriam funcionar os serviços de emergência.

Sitevip Internet