Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

Regulamentação da pesca

Após visita a MS, Wilson volta a criticar Sema e diz que irá apresentar substitutivo para Cota Zero

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após visita a MS, Wilson volta a criticar Sema e diz que irá apresentar substitutivo para Cota Zero
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) declarou que o governador Mauro Mendes (DEM) está sendo mal assessorado em relação ao projeto de lei que trata sobre a regulamentação da pesca nos rios mato-grossenses e voltou a criticar a Secretaria de Meio Ambiente. Wilson viajou ao Mato Grosso do Sul, Estado que implantou, por meio de um decreto, medida semelhante a que pode ser aplicada aqui em Mato Grosso. O tucano explicou que pretende apresentar um substitutivo nos próximos dias.

Leia também
Wilson afirma que esgoto, assoreamento e dragas destroem rios mais que pescas e critica ‘Cota Zero’


De acordo com o parlamentar, o cidadão sul-mato-grossense que vive da pesca, seja de forma direta ou indiretamente, está passando por momentos difíceis no Estado vizinho, após a medida ser aplicada pelo governador Reinaldo Azambuja, que é do mesmo partido de Wilson Santos.

O deputado também afirmou que a Sema, comandada pela secretária Lauren Lazzaretti, não acatou recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA) proibindo a criação de novas usinas hidroelétricas no Estado, medida, que segundo Wilson Santos, é a grande ‘vilã’ dos peixes.

“Isso está causando profundos prejuízos aos comerciantes e pescadores profissionais das regiões pesqueiras, como Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho. Nós fomos verificar para que não aconteça em MT essa tragédia que está acontecendo em MS”, disse o parlamentar tucano em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18).

“Os vilões são o excesso de usinas hidrelétricas. Agora, aqui em MT, a Sema tem seis pedidos para construir seis hidrelétricas entre o Manso e Várzea Grande. É um absurdo. Querem acabar, vai destruir tudo. Eu lamento dizer, mas as minhas primeiras impressões é que o governador não está sendo bem assessorado, não tem as informações corretas e devidas. Por isso, irei apresentar um novo substitutivo, junto com outros colegas deputados, para que nós podemos salvar os rios e os peixes, mas de maneira científica e racional”, afirmou.

O projeto de lei de autoria do Governo do Estado pretende proibir o transporte, armazenamento e comercialização de peixe pescado em rios de Mato Grosso por um prazo de 5 anos.

Chamada de ‘Cota Zero’, a proposta do Executivo trata da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e regulamenta as atividades pesqueiras e está atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa.

Wilson Santos, assim como Nininho (PSD), Janaína Riva (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Elizeu Nascimento (DC) e Paulo Araújo (PP) integram a comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que discute o projeto de lei.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet