Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES 2020

Blairo relembra histórico de derrotas em Cuiabá: "não vão querer meu apoio"

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Blairo relembra histórico de derrotas em Cuiabá:
O ex-governador Blairo Maggi (PP) afirmou que estará apenas como “espectador” nas próximas eleições e brincou com o histórico de governadores “pés-frios” que não conseguiram emplacar seus candidatos ao longo dos últimos pleitos na Capital. Segundo ele, este contexto poderá ajudar ou atrapalhar os planos de Mauro Mendes (DEM), que pretende lançar um nome de seu grupo. Isto porque, dos últimos cinco governadores, apenas Dante de Oliveira ajudou a eleger alguém, e assim como o democrata ele já havia sido prefeito de Cuiabá e tinha base política na cidade.


Leia mais:
Blairo elogia gestão de Emanuel e prevê embate entre emedebista e grupo de Mauro Mendes

“O cara que tiver um pouquinho de noção e olhar um pouquinho a historia não vai querer o meu apoio para Prefeitura, porque eu nunca ganhei nenhuma aqui em Cuiabá. Eu perdi todas que eu entrei aqui, pelo lado ou de cara. O meu apoio aqui não é muito bom, não é muito importante. E todos nós que passamos pelo Governo, eu fui governador, o Jayme, Silval, o Pedro, nenhum de nós fez prefeito aqui. O único que fez prefeito aqui foi Dante e fez porque foi prefeito. Então, essa é a chance de o Mauro fazer um candidato. E eu não diria vitorioso, mas pelo menos muito competitivo”, analisou Blairo.

O ex-governador fala com conhecimento de causa. Nas duas vezes em que foi governador seus candidatos à Prefeitura de Cuiabá perderam as eleições. O primeiro foi Sergio Ricardo, em 2004, o segundo curiosamente foi o atual governador, Mauro Mendes, em 2008.

Depois de Blairo veio Silval Barbosa, que pediu votos para Ludio Cabral e também perdeu. O ultimo governador, Pedro Taques, apoiou Wilson Santos contra Emanuel Pinheiro. A disputa chegou no 2º turno, mas o candidato do Governo foi derrotado mais uma vez.

Emanuel Pinheiro ainda não bateu o martelo sobre sua candidatura. Apesar disso, nos bastidores, se articula de maneira intensa para construir um arco de aliança robusto e garante com frequência que já tem pelo menos 10 partidos que o apoiam.

 O Democratas, segundo Emanuel, é um dos partidos que pretendem compor este grupo. As principais lideranças da sigla, no entanto, já assumiram a intenção de emplacar um candidato de oposição a ele e o desgaste fica cada diz mais evidente por conta da crise entre ele e o governador Mauro Mendes.

Desde o início deste ano, o chefe do Executivo Municipal tem dito que a sua candidatura à reeleição passará pelo crivo de sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, que tem se posicionado contra a permanência de Emanuel na política.

Mauro Mendes, por sua vez, tem tornado cada vez mais explicito seu rompimento com Emanuel e defendido que o DEM tenha candidatura própria. Lideranças do partido falam em até cinco possíveis nomes, entre eles o do secretário de Fazenda do Estado, Rogério Gallo, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e do jornalista Roberto França, ex-prefeito de Cuiabá.

“Eu acho que é por aí que vai acontecer o embate: o atual prefeito na reeleição contra um candidato que virá desse grupo que hoje está no poder no Estado. Eu vou ficar de espectador”, disse Blairo, que avaliou, ainda, serem mínimas as chances de reconciliação entre Mauro e Emanuel.

“Eu acho difícil um consenso, ali são dois bicudos, eles já não se acertam há muito tempo politicamente. Então, caminhar para uma candidatura única eu acho que não vai acontecer. Nós vamos ter os debates e é salutar que aconteça. Quanto mais candidatos tiver é melhor para nós eleitores”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet