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Sábado, 20 de abril de 2024

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Secretário afirma que rodízio de veículos em Cuiabá é caminho sem volta

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário afirma que rodízio de veículos em Cuiabá é caminho sem volta
Um caminho sem volta. Esta é a opinião do secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Antenor Figueiredo, a respeito do rodízio de veículos na cidade. Em entrevista ao Olhar Direto, o gestor citou que a malha viária do município é de difícil expansão e que é preciso investir em transporte coletivo, já que os veículos tomaram conta das vias, após uma política adotada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).


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“Uma vez falei a vocês do Olhar Direto de rodízio aqui em Cuiabá e me chamaram na Câmara [de Vereadores], perguntaram se eu estava louco. É um caminho sem volta. Se não cuidarmos do transporte coletivo, não iremos mais transitar com carros em Cuiabá. Nós invertemos as coisas. O transporte de massa tem que ter prioridade, é o que versa a pirâmide de mobilidade. Primeiro pedestres, ciclistas, transporte coletivo, transporte de cargas e, por fim, carros”, explicou o secretário.
 
Antenor ressalta que existem mais de 100 milhões de veículos no país e que a frota aumentou bastante. “Quem sabe na outra administração vai ter que implantar o rodízio de veículos em Cuiabá. O governo do ex-presidente Lula, e digo sem julgar questão partidária, fez uma série de reduções, facilitações para a compra de carro. Isto gerou R$ 32 bilhões, que poderiam ter sido investidos no transporte público. Mas fizeram ao contrário, incentivaram o formigueiro”.

Entre janeiro a agosto, o número de veículos cresceu 15,89%, com 71.348 veículos emplacados em Mato Grosso, se comparado ao mesmo intervalo de tempo em 2018, que registrou 61.563 vendas, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esses dados consideram automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros.
 
Para tentar postergar o início do rodízio de veículos em Cuiabá, o secretário afirma que é necessário investimento no transporte coletivo. “Quando coloquei as faixas exclusivas para ônibus em Cuiabá, falaram que era sem sentido, que um ônibus ocupa o espaço de três carros. Quantas pessoas um ônibus leva? Tem que se pensar no coletivo, parar de olhar para o próprio umbigo”.
 
Em abril do ano passado, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) desconversou sobre a possibilidade de implantar o rodízio de veículos, em Cuiabá.  Ele afirmou que isto traria um transtorno grande para a população.
 
Em São Paulo (SP), o rodízio de veículos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h. O sistema restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade. Nesses horários, dependendo da placa do carro e do dia da semana. Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos na carteira de habilitação do motorista.
 
Nos horários de pico, os automóveis não podem circular na área que compreende as vias dentro de um trecho. A proibição de veículos é feita através do último número da placa. As motocicletas não participam.
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