Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

IMPEACHMENT DE DILMA

Deputado comenta declaração de Temer e diz que “golpe” foi responsável por eleição de Bolsonaro

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado comenta declaração de Temer e diz que “golpe” foi responsável por eleição de Bolsonaro
Uma entrevista concedida pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, na última segunda-feira (16), em que o emedebista utilizou o termo “golpe” ao se referir ao processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) do cargo, em 2016, provocou alvoroço no meio político durante esta semana. Um dos principais líderes do PT em Mato Grosso, o deputado estadual Lúdio Cabral afirmou que esta não foi a primeira vez que o emedebista cometeu o que ele classificou como “ato falho”, mas disse estar surpreso com a “naturalidade” com a qual Temer tem tratado o tema. O parlamentar considerou, ainda, que outros setores também já estão pacificando o assunto e que o episódio foi responsável pela eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).


Leia mais:
Selma promete esforço para retirar mais dois senadores do partido de Bolsonaro: “chega de clãs”

“Não é a primeira vez que ele comete esse ato falho. Em outras ocasiões ele já fez essa referência. Mas agora foi muito natural a constatação que ele fez de que houve um golpe no nosso país no impeachment da presidente Dilma. A história tem demonstrado que houve uma articulação de interesses políticos e econômicos poderosos para derrubar o Governo e avançar num processo de deterioração do estado de direito no nosso país, que levou à prisão do ex-presidente Lula", analisou Cabral.

"Uma das consequências foi a eleição de um governo de extrema direita e a adoção de políticas que estão comprometendo o estado de bem estar social que foi construído a duras penas, comprometendo a soberania da nossa economia, reposicionando o Brasil como subalterno dos Estados Unidos na política internacional e deteriorando o próprio sentido da democracia no nosso país”, continuou.

Desde a confirmação do impeachment aliados da ex-presidente Dilma se referem ao afastamento como um golpe. Ao longo dos últimos anos, Temer foi uma das pessoas mais criticadas por supostamente ter atuado contra a presidente.

Durante a entrevista dessa semana, ele negou que tenha se empenhado neste sentido. “O pessoal dizia 'o Temer é golpista' e que eu teria apoiado o golpe. Diferente disso, eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe. Não imaginava que viraria presidente por essas vias”, disse o ex-presidente.

Para Lúdio, o processo do impeachment foi fundamental para a eleição de Bolsonaro. “Hoje as revelações que vêm sendo divulgadas, da troca de mensagens entre membros do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, Sergio Moro e, o fato do Moro ser ministro da Justiça do Bolsonaro, que se elegeu graças à retirada do Lula da disputa, demonstra que houve toda uma articulação de poderosíssimos interesses políticos e econômicos que para prevalecer destruíram o estado de direito. A ficha de outros setores políticos está caindo gradativamente, porque está evidente que houve esse desmonte”, pontuou o petista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet