Olhar Direto

Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Notícias / Cidades

Prefeitura derruba eucaliptos em bairro nobre e revolta moradores; secretário promete 70 novas árvores

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

21 Set 2019 - 16:10

Foto: Reprodução

Prefeitura derruba eucaliptos em bairro nobre e revolta moradores; secretário promete 70 novas árvores
Moradores do bairro Jardim das Américas, região nobre de Cuiabá se revoltaram com funcionários da secretaria de Serviços Urbanos do município, que derrubaram na manhã deste sábado (21), dia em que é comemorado o dia da árvore, alguns eucaliptos da praça do bairro. Em nota, a prefeitura disse que os eucaliptos estavam representando risco de queda e prometeu o plantio de outras 70 no local.

Leia também
Abraçado por 13 partidos, Emanuel afirma que dá vontade de ser candidato novamente e destaca força de aliança


O vereador Felipe Wellaton (PV) compareceu até o local, onde também estava o secretário de Serviços Urbanos do município, José Roberto Stopa, que explicou que as árvores precisaram ser retiradas por representar risco a integridade física das pessoas, além de possíveis danos em imóveis.

“Estes eucalipto apresentavam risco a propriedades e a pessoas que passavam por esta rua. Fizemos um laudo como manda a lei e estavam todos sujeitos a causar vários acidentes. Quero garantir também que a cada eucalipto retirado, vamos plantar 10 novas árvores neste mesmo local”, disse o secretário.

No início da tarde, a prefeitura de Cuiabá emitiu uma nota explicando que o corte de quatro árvores precisaram ser feitas neste sábado por conta do menor fluxo de pessoas na região.
 
Veja a nota:

Em relação à situação do Jardim das Américas, a Prefeitura de Cuiabá esclarece que: 

- Realizou a retirada de quatro Eucaliptos, após a verificação de que os mesmos apresentavam risco de queda. 

- A permanências das árvores no local colocava em ameaça a integridade física das pessoas, além de possíveis danos materiais em imóveis. 

- O corte foi realizado durante o fim de semana, por ser um dia de menor fluxo de pessoas na região. 

- Destaca que, para esta área, já está planejado o plantio de 70 novas árvores. 

- Reforça que todas as árvores retiradas são de espécies florestais exóticas, as quais o procedimento de retirada é permitido, conforme a necessidade apresentada.

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • renato
    23 Set 2019 às 12:28

    Vão plantar coqueiro no lugar, verdadeiro poste verde que não faz sombra.Cadê as nossas mangueiras, cajueiros ? Cuiabá vai virar um verdadeiro coqueiral !

  • Francisco
    23 Set 2019 às 11:22

    Queriam que a prefeitura fizesse "AUDIÊNCIA PÚBLICA" para corte de árvores? Melhor rir pra não chorar... Se trabalha reclamam... Se não trabalham, reclamam também, vá entender essa população "ECOLOGISTA DE MEIA PATACA"...

  • Saulo
    23 Set 2019 às 09:33

    Um absurdo a retirada das arvores. Deveriam ter consultado e informado aos moradores do bairro. Na mesma praça existiam outras diversas arvores, destruíram várias e em vez de melhorar a praça, estão fazendo uma verdadeira área de puro concreto, isso já faz pelo menos um ano. Como morado do bairro, sinto envergonhado.

  • Xandra
    22 Set 2019 às 19:52

    Rancar árvore na ex cidade verde já virou palhaçada. Tudo é motivo de rancar as árvores. Incompetência desses governantes e seus staff

  • Jota
    22 Set 2019 às 14:06

    A prefeitura precisa fiscalizar o plantio de árvores, ninguém cumpre o que a lei manda, por isso Cuiabá é cada dia mais quente. Nenhum comércio cumpre a obrigação de plantar x árvores por metro quadrado.

  • DAILSON SOARES DE OLIVEIRA
    22 Set 2019 às 13:42

    Tem que plantar pés de mangas no local,além de ser boa de sombra produz uma fruta deliciosa

  • Hilda Barreto
    22 Set 2019 às 11:44

    A praça está ficando stropiada...

  • Felipe
    22 Set 2019 às 09:15

    Lembrei dos eucaliptos do colégio agrícola de São Vicente. Cortaram sem consultar a comunidade, prometeram planta árvores para substituir as mesma que faziam sombra e... Nunca mais teve sombra!

  • Cardoso Moreira
    22 Set 2019 às 08:42

    Numa cidade quente como essa, derrubar eucalipto chega a ser um crime ambiental. Palmas para o secretário municipal, pela atitude inteligente...

  • Dos santos
    22 Set 2019 às 08:08

    Do que adianta derrubar árvores para plantar mudinhas de palmeira imperial na cidade. Que sombra isso da?

Sitevip Internet