Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DANOS MATERIAIS

Estouro de barragem de minério deixa comunidade sem energia e duas torres soterradas em MT

Foto: Sema-MT

Estouro de barragem de minério deixa comunidade sem energia e duas torres soterradas em MT
Devido ao estouro da barragem TB01, da empresa VM Minerações na terça-feira (01), 37 residências de 'Breja', vila próxima à região, estão sem energia, enquanto duas torres foram danificadas e outras duas estão soterradas. De acordo com a Energisa, por meio de nota, a cidade de Poconé (a 103 de Cuiabá) também foi atingida e o fornecimento elétrico opera em condição de contingência.


Leia mais:
Estouro de barragem espalha rejeito de minério por 2 km de área de pastagem em MT

Para que a cidade de Poconé não ficasse sem energia, foi necessário interligá-la a outra fonte. As quatro torres que foram atingidas deverão ser reconstruídas para recompor o sistema elétrico do município. Uma linha de alta tensão terá que ser recuperada para que volte ao seu funcionamento normal.

Em uma vila próxima à barragem, 37 casas estão sem energia. Na mesma nota, a Energisa alega que já está no local trabalhando nos reparos, além de realizar um mapeamento da situação.

Também por meio de nota, a mineradora informou que está tomando medidas necessárias para diminuir os impactos do acontecimento. A Agência Nacional de Mineração (ANM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Defesa Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionados para uma vistoria in loco e concluíram que não há eventuais riscos ainda existentes.

De acordo com a Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema), o vazamento não atingiu drenagens, corpos hídricos ou áreas de preservação permanente (vegetação nativa). Uma lâmina de aproximadamente 10 cm se espalhou pelo local.

A barragem de mineração fica a 30 km de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), em uma região conhecida como “Brejal”, onde moram cinco comunidades. A obra é considerada de baixa categoria de risco e baixo dano potencial.
 
As comunidades que moram na região não precisaram ser remanejadas do local, de acordo com prefeito de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), Silmar Souza, ao Olhar Direto.

Solicitação MPF

Por meio de assessoria, o Ministério Público Federal (MPF) informou que estará solicitando para a Agência Nacional de Mineradoras (ANM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) o envio de relatórios e informações sobre o acidente. Somente após o conhecimento dos fatos é que o órgão irá tomar providência.

Resgate por colegas

Luciano Marcio do Nascimento, 42 anos e Fernando Batista da Silva, 33 anos são dois funcionários da mineradora que foram atingidos pela lama da barragem e resgatados por colegas. Ambos relataram que estavam trabalhando quando a barragem estourou e que tudo foi muito rápido.

A dupla foi encaminhada pelo gerente da empresa e outra funcionária até o hospital municipal, onde relataram falta de ar. Luciano reclamava de dores nos membros superiores, enquanto Fernando apresentava escoriações e dor nos olhos. Os dois funcionários foram atendidos e já receberam alta da unidade hospitalar.

Atividades suspensas

A VM Mineração foi notificada a paralisar todas as atividades e apresentar relatório circunstanciado apresentando causa e efeito do ocorrido e detalhamento das ações emergenciais em curso para correção total do problema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet