Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Não tem

Secretário critica mudança em carga horária e afirma que 'amarelinhos' não são vistos na cidade por falta de efetivo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário critica mudança em carga horária e afirma que 'amarelinhos' não são vistos na cidade por falta de efetivo
O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Antenor Figueiredo, afirmou que a mudança na carga horária dos agentes de trânsito, ocorrida durante a gestão de Mauro Mendes (DEM), prejudicou bastante o número de ‘amarelinhos’ atuando no trânsito da capital mato-grossense. Além disto, ele citou o déficit existente e apontou a fiscalização eletrônica primordial para cobrir os gargalos da cidade. “Realmente você não vai ver muito agente, porque não tem", comentou.


Leia mais:
Semob deve instalar ‘radares de peso’ para flagrar caminhões que trafegam de forma irregular em Cuiabá
 
“Na administração passada, já tínhamos uma defasagem em relação ao número de agentes de trânsito. São quase 600 mil veículos em Cuiabá e VG. O código de trânsito manda que tenhamos um agente para cada mil veículos. Teríamos que ter no mínimo 400 agentes. Porém, temos 180. Eles faziam jornada de oito horas, mas Mauro Mendes diminuiu para seis. Um turno que fazia com uma pessoa, estou fazendo com três. Sacrificou a administração”, criticou o secretário.
 
Antenor pontua que, atualmente, os agentes são enviados para atuar em blitzes, nos principais gargalos da cidade e também na fiscalização de estacionamentos irregulares no Centro de Cuiabá.
 
“Realmente você não vai ver muito agente, porque não tem. Sem contar os que fazem o trabalho interno, que temos coisas administrativas que são de papel do agente. Nós precisamos implementar mais coisas. A fiscalização eletrônica entra como uma grande ajuda para nós neste quesito, porque auxilia no controle em pontos onde não podemos estar”, assegurou o secretário.

Radares de peso

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá instalar ‘radares de peso’ para flagrar veículos de carga que estejam trafegando de forma irregular pelo Centro de Cuiabá. A ação, segundo o gestor da pasta, Antenor Figueiredo, é essencial para compensar a falta de efetivo de agentes de trânsito que há atualmente.

“Estaremos trazendo equipamentos de detector de peso. Será um sensor instalado no chão, como é com os radares. Passou a mais que o permitido, será multado. Será justamente para contornar a falta de agentes que temos e fiscalizar”, disse o secretário ao Olhar Direto. Além disto, ele ainda garantiu que a fiscalização batizada de ‘Carga Pesada’ irá continuar.

Segundo ele, a fiscalização eletrônica tem ajudado bastante para diminuir os índices de acidentes no trânsito e também a compensar a falta de material humano. “Hoje, posso investir em tecnologia e fiscalização. Isso tem que ser feito para diminuir alguns incidentes de veículos. É humanamente impossível eu ter um agente de trânsito em cada gargalo de Cuiabá. Videomonitoramento está ajudando muito. Nossas câmeras serão interligadas com as do governo. É um projeto que está em andamento”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet