Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

REJEITOS DE MINÉRIO

ANM enviará equipe para nova avaliação de região atingida por estouro de barragem

Foto: Reprodução

ANM enviará equipe para nova avaliação de região atingida por estouro de barragem
A Agência Nacional de Mineração (ANM) irá enviar uma equipe para a região atingida pelo estouro da barragem da VM Minerações, em Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), para fazer nova avaliação para ver se tudo está sob controle. O estouro, que aconteceu no último dia 1, deixou dois funcionários feridos com escoriações e espalhou rejeitos de minério por 2 km.


Leia mais: 
Rejeitos de barragem que rompeu na grande Cuiabá serão retirados após secarem; laudo pode demorar 180 dias

“Uma equipe aqui da ANM vai novamente essa semana se deslocar para [a região] fazer uma avaliação de acompanhamento, para ver se está tudo sobre controle, para ver se não há perigo de qualquer dano. Evidentemente, está sendo verificado se a empresa vinha cumprindo suas obrigações”, conta o superintendente da ANM, Roberto Vargas, ao Olhar Direto.

Na última segunda-feira (07), a VM Minerações, por meio de assessoria, informou que já iniciou a remoção de parte dos rejeitos, mesmo que ainda não estejam secos. Após a remoção, será feita a reestruturação da barragem que rompeu, alega o advogado da empresa, Jorge Jaudy. O laudo da causa deve demorar 180 dias para ser finalizado.

O caso

Na terça-feira (01), a barragem TB01 estourou e espalhou rejeito de minério por 2 km de área de pastagem. De acordo com as informações divulgadas, o rejeito atingiu somente as dependências da empresa e áreas de pastagem. 

A Energisa, por meio de nota, informou que foi necessário interligar a rede de energia de Poconé (a 103 km de Cuiabá) a outra fonte em caráter emergencial. Quatro torres foram atingidas e deixaram 37 casas sem energia até a tarde desta quinta-feira (3), quando o abastecimento foi retomado. 

A barragem de mineração fica a 30 km de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), em uma região conhecida como “Brejal”, onde moram cinco comunidades. A obra é considerada de baixa categoria de risco e baixo dano potencial.

As comunidades que moram na região não precisaram ser remanejadas do local, de acordo com prefeito de Nossa Senhora do Livramento.

Resgate por colegas

Luciano Marcio do Nascimento, 42 anos e Fernando Batista da Silva, 33 anos são dois funcionários da mineradora que foram atingidos pela lama da barragem e resgatados por colegas. Ambos relataram que estavam trabalhando quando a barragem estourou e que tudo foi muito rápido.

A dupla foi encaminhada pelo gerente da empresa e outra funcionária até o hospital municipal, onde relataram falta de ar. Luciano reclamava de dores nos membros superiores, enquanto Fernando apresentava escoriações e dor nos olhos. Os dois funcionários foram atendidos e já receberam alta da unidade hospitalar.

Solicitação do MPF

Por meio de assessoria, o Ministério Público Federal (MPF) informou que estará solicitando para a Agência Nacional de Mineradoras (ANM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) o envio de relatórios e informações sobre o acidente. Somente após o conhecimento dos fatos é que o órgão irá tomar providência.

Atividades suspensas

A VM Mineração foi notificada a paralisar todas as atividades e apresentar relatório circunstanciado apresentando causa e efeito do ocorrido e detalhamento das ações emergenciais em curso para correção total do problema.

Ministério de Minas e Energia

Daniel Alves Lima, representante do Ministério de Minas e Energia foi enviado para acompanhar o andamento das ações em curso para mitigação dos danos causados. “A fiscalização das barragens é uma atribuição da Agência Nacional de Mineração. Nós do Ministério, estamos acompanhando de perto ações ligadas às barragens de contenção de rejeitos de minérios em todo país para formulação de políticas públicas para o setor”, explica Lima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet