Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

facultativo

Assembleia aprova projeto de Pivetta e autoriza parcelamento de férias dos servidores

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Assembleia aprova projeto de Pivetta e autoriza parcelamento de férias dos servidores
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (08) o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, que autoriza os servidores do Estado a “parcelarem” suas férias. O texto foi elaborado pelo vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), no período em que comandava o Governo em razão de viagem oficial do governador Mauro Mendes (DEM). Na prática, os profissionais poderão, se quiserem, dividir suas férias em até três vezes no ano.


Leia mais:
Governo sugere parcelamento de férias de servidores em três vezes

“Esse projeto é opcional. Aquele funcionário que entender que pode parcelar as férias, ele faz desde haja concordância com seu superior. Pode tirar 10 dias no primeiro semestre, ou 15 dias, e o restante depois, enfim. Não é nada obrigatório”, explicou Botelho, minutos antes do texto ser aprovado.

Conforme o texto, o Estado não terá nenhuma despesa extra com a mudança. O parcelamento das férias deverá ocorrer como já é praticado na iniciativa privada, em que as férias podem ser divididas em três períodos, desde que negociadas por ambas as partes. Um deles não pode ser inferior a 10 dias e os demais não podem ser menores do que cinco dias corridos, cada.

O projeto também propõe padronizar a cessão do tempo, por um período de cinco anos na administração pública, sob a alegação de que há atualmente prazos distintos dependendo do órgão ou entidade na qual o servidor é lotado. A mensagem cita como exemplo a lei de carreira de servidores do sistema penitenciário, que permite a cessão por 24 meses e que podem ser prorrogados por mais 24.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet