Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Operação Trypes

Policial adota cachorro abandonado em garimpo ilegal; seis animais resgatados; fotos

Foto: Reprodução

Policial adota cachorro abandonado em garimpo ilegal; seis animais resgatados;  fotos
A ‘Operação Trypes’, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desativar um garimpo ilegal, situado no município de Aripuanã (704 quilômetros de Cuiabá), fez com que os moradores do local abandonassem seus animais de estimação. As equipes que atuam na ação resolveram resgatar os cachorros e gatos, sendo que um dos policiais acabou por adotar um deles.


Leia mais:
Desocupação de garimpo deixa duas mil pessoas desabrigadas e prefeito decreta situação de emergência
 
O resgate dos animais domésticos aconteceu na terça-feira (08). No momento da desocupação, os agentes ainda tentaram incentivar os garimpeiros a levarem consigo seus bichos. Porém, alguns foram deixados para trás.
 
Seis cães e dois gatos foram resgatados e encaminhados a uma empresa especializada em acolhimento de animais, onde receberam atendimento veterinário. Posteriormente, serão levados para adoção.
 
Um dos cãezinhos foi adotado por um policial federal e, depois de receber atendimento veterinário, viajará de viatura até seu novo lar.

A desocupação do garimpo ilegal motivou o prefeito da cidade, Jonas Canarinho (PR), a decretar situação de emergência. Segundo o gestor, aproximadamente duas mil pessoas ficaram desabrigadas e não têm condições de retornar de onde vieram.

O decreto consta do Diário Oficial dos Municípios, que circulou na última quarta-feira (09). Nele, o prefeito justifica que aproximadamente duas mil pessoas encontram-se desalojadas na sede da cidade, em situação de vulnerabilidade social e, em sua grande maioria, sem recursos financeiros para se alimentarem e retornarem às suas cidades de origem.
 
Além disto, Jonas Canarinho pontua ainda que, em virtude dessa situação crítica e anômala, a Prefeitura Municipal de Aripuanã não detêm condições de atender as necessidades básicas dessas pessoas com recursos próprios.
 
O gestor cita também que há inúmeras pessoas descontentes com o fechamento do garimpo, o que tem provocado manifestações de toda ordem pelas vias públicas deste município, que poderão originar motim, revolta e violência.

O garimpo ilegal esta em funcionamento desde outubro de 2018. No local, há pessoas armadas e isso tem contribuído para homicídios. Além disso, há outros crimes cometidos na área, como: ambientais, contra o patrimônio e tráfico ilícito de drogas.
 
Morte
 
Um garimpeiro, ainda não identificado, morreu em confronto com o Bope, na segunda-feira (07). Os policiais orientaram que todos deixassem o local. Porém, em um dos barracos, o homem disparou tiros contra a equipe, que revidou e o atingiu com dois tiros na região do tórax. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
 
Fazem parte da ação, além das policiais Militar e Federal, Sistema Penitenciário, Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Grupo de Operações Especiais (GOE) da PJC, Politec, Polícia Militar, Força Tática, Rotam e os fiscais do Ibama e da Sema.

Fase 1
 
No dia 26 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da ‘Operação Trypes’, com o objetivo de investigar irregularidades na extração de ouro em garimpos de Mato Grosso.  Foram cumpridos mandados de prisão em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta.
 
A ação tem ligação com o avião localizado em junho deste ano, na cidade de Aripuanã, com uma quantidade em ouro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet