Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

OPERAÇÃO

Força-tarefa combate incêndios e focos de calor no Pantanal

Foto: SD BM E.Vieira

Força-tarefa combate incêndios e focos de calor no Pantanal
Uma força-tarefa foi deflagrada, na quarta-feira (16), para combater focos de calor na região do Sesc Pantanal, considerada a maior Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN) do Brasil. A operação, denominada Verde Brasil, segue até domingo (20) e conta com militares do Exército de Taubaté (SP) e de Campo Grande (MS), Politec, bombeiros mato-grossenses, com apoio da 13ª Brigada e de duas aeronaves, um helicóptero Cougar, com capacidade para 22 pessoas, e o helicóptero Esquilo, com espaço para cinco pessoas.


Leia mais:
Com sinais de embriaguez, agente penitenciário bate em carro que estava estacionado

As equipes se dividiram em ações de monitoramento e de perícia em incêndio florestal. O monitoramento verificou áreas a oeste da Unidade de Conservação, em que persiste um foco de incêndio de difícil acesso. Por conta dessa dificuldade, as equipes e equipamentos não tinham conseguido combater o incêndio, mas o acesso por meio de helicóptero do Exército permitiu o diagnóstico.

A segunda equipe, segundo informações da assessoria de imprensa, realizou a perícia técnica para determinar o ponto de origem do incêndio. Os bombeiros e um soldado do Exército estiveram em uma fazenda para colher depoimentos dos trabalhadores para confecção do laudo. Essa equipe contou com a participação da perita Quezia Pereira, da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).

As equipes de combate ao incêndio estão distribuídas em uma extensão de 45 quilômetros na reserva. Além de focos persistentes, na divisa sul foi registrado um novo foco de incêndio na tarde da última terça-feira (15).

“Essa região, próxima ao Rio Cuiabá, tem visitação constante de pescadores, fazendas sem moradores e sitiantes. Com esse público não temos conseguido fazer um trabalho de conscientização ambiental progressivo como nas outras comunidades”, afirma Cristina Cuiabalia, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Parque Baía das Pedras, área contígua à RPPN.


Créditos: SD BM E.Vieira

O capitão Arruda, piloto do helicóptero Cougar do Exército do Brasil, afirmou que “uma missão como essa tem um grau de dificuldade maior, já que o pouso pode ocorrer em local alagadiço, como é o Pantanal, e o peso da aeronave pode afundar o terreno dificultando a saída”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet