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Terça-feira, 19 de março de 2024

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Secretário afirma que passarela acabará com engarrafamentos na região da rodoviária; intervenções serão feitas

Foto: Reprodução

Secretário afirma que passarela acabará com engarrafamentos na região da rodoviária; intervenções serão feitas
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, afirmou – em entrevista ao Olhar Direto – que a construção da passarela para pedestres em frente ao Terminal Rodoviário Cássio Veiga de Sá, na avenida República do Líbano, em Cuiabá, será um marco para o trânsito da região, considerado um dos principais gargalos da capital mato-grossense. O gestor ainda pontuou os entraves enfrentados por conta do que chamou de falta de sensatez dos donos de um posto que fica no local.

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“Ouço falar desta passarela há quase 15 anos. Acho que é outro gargalo que será destravado pela gestão Emanuel Pinheiro. É algo de primeira linha, com elevador. Tivemos vários embates já. O pessoal do posto do lado entrou com mandado de segurança tentando travar a obra. O problema é que não queriam recuar a bomba de combustível um pouco mais para frente. Temos que parar de olhar para o próprio umbigo. Olha o tanto de gente que será beneficiada”, disse o secretário.
 
Segundo Antenor, a população de Cuiabá precisa parar de ter medo do novo. “Sempre quando eu trago alguma coisa para cá, é porque já vi funcionando em outras cidades. É igual o semáforo inteligente. Em novembro, acredito que devemos entregar mais este novo cartão postal da Capital, que é a passarela da rodoviária. Atrasou um pouco por conta das demandas judiciais, mas a obra não parou”.
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também informa que estão sendo pensadas em intervenções no entorno da região, para destravar o trânsito ainda mais e acabar de vez com um gargalo que há anos atormenta os motoristas que por ali passam em horário de pico. Um estudo foi iniciado para determinar as obras ou alterações necessárias.
 
“O trânsito é igual o corpo humano. Se prende a veia em algum lugar, estoura em outro. Quanto mais longe do perímetro urbano estourar, melhor. O que precisava é peitar e fazer. Saindo o semáforo de frente da rodoviária, será algo muito bom. É mais um gargalo que tiraremos da cidade”, acrescentou o secretário.
 
No ano que vem, a Prefeitura de Cuiabá estuda entregar a passarela do Comper, na avenida Miguel Sutil e também a do Santa Rosa. Os projetos estão em fase de elaboração. Também está sendo pensada uma que ligará o Pedra 90 e o Distrito Industrial. “Ali é uma rodovia federal. Duas nós devemos entregar e possivelmente já deixar a outras para a próxima gestão”.

Passarela da Rodoviária

Inicialmente a obra, que está orçada em R$ 2.517.823,12, estava prevista para ser entregue até abril deste ano,  mas o lançamento da licitação foi suspenso para a revisão de apontamentos técnicos, feitos pelas empresas participantes.

A empresa Lotufo Engenharia, vencedora da licitação para prestação do serviço, deu início aos trabalhos em julho. Segundo Antenor a implantação da estrutura metálica deverá ser feita sem que sejam causados prejuízos ao trânsito. Assim, só haverá fechamento da via em caso de extrema necessidade.

A passarela da rodoviária contará com dois elevadores e deverá ter uma arquitetura imponente, segundo o secretário.
 
Túnel

A Prefeitura de Cuiabá estuda a possibilidade de assumir as obras do túnel da rua Trigo de Loureiro ligando os bairros Consil e Araés, na região do viaduto sobre a avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). A intervenção é vista como primordial para desafogar o trânsito na região, que deve ganhar uma fluidez ainda maior com a construção da passarela da rodoviária.

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A obra pleiteada pela prefeitura consiste na escavação para liberação do túnel, que hoje está aterrado, e a construção de um pequeno viaduto próximo à empresa Todimo, de cerca de 10 metros.
 
O projeto, que ligará os bairros Consil e Araés, tem como objetivo tornar o trânsito mais dinâmico na região. A expectativa é que o túnel desafogue o trânsito das avenidas Marechal Deodoro, CPA, e Miguel Sutil. Isso porque a ‘travessia’ entre os dois bairros será facilitada.
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