Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

APÓS 20 ANOS

Licitação do transporte coletivo de Cuiabá será aberta nesta sexta e prevê ônibus com ar e wi-fi

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Licitação do transporte coletivo de Cuiabá será aberta nesta sexta e prevê ônibus com ar e wi-fi
Compromisso de campanha do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a nova licitação do transporte coletivo de Cuiabá será aberta nesta sexta-feira (18). Lançado em agosto, o edital prevê 30% da frota inicial operante com ar-condicionado, um aumento de 15% comparado a hoje, com previsão de 100% da frota climatizada em cinco anos. Também será exigido que 100% da frota ofereça internet wi-fi.


Leia mais:
Além de 100% dos ônibus com ar condicionado e wi-fi, prefeito promete construção de estação na Bispo

“Depois quase 20 anos tivemos a coragem de fazer uma nova licitação. Sei que não está bom, por isso estamos fazendo todo esforço necessário para mudar essa realidade, andar de ônibus em Cuiabá, sem ar-condicionado, é até desumano. Este é um dos compromissos mais emblemáticos que fiz e que tenho uma alegria enorme de honrar, porque é o retrato da minha gestão: a humanização e o respeito às pessoas em primeiro lugar”, disse Emanuel Pinheiro.

A licitação será realizada a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Cuiabá. O edital, lançado em agosto, circulou por 45 dias, conforme previsto em lei. A abertura do processo precisou ser adiada do dia 26 de setembro para agora, para que fossem realizadas readequações no texto do documento. Emanuel garantiu que as mudanças não afetam os benefícios anunciados anteriormente e dizem respeito, especialmente, às questões técnicas da contratação.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a exigência inicial de apenas 30% da frota climatizada ocorreu para que a participação das empresas interessadas não fosse inviabilizada. Hoje, há apenas 60 automóveis com ar-condicionado circulando pela Capital.

"São melhorias que se estendem a 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente. A inclusão desta exigência é inédita e foi uma determinação prefeito Emanuel Pinheiro. Não existe no Brasil nenhuma frota 100% climatizada", afirmou.

O atendimento à população será garantido com um contrato emergencial de 180 dias. Contudo, caso o processo licitatório seja encerrado antes desse período, uma cláusula prevê a sua interrupção imediata.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet