Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

INVESTIGAÇÃO

CPI da Santa Casa ouve atual administrador e representantes terceirizados

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

CPI da Santa Casa ouve atual administrador e representantes terceirizados
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Cuiabá, que investiga repasses de recursos financeiros à Santa Casa de Misericórdia, iniciou a fase de oitivas nessa quarta-feira (23). No total, três pessoas foram ouvidas. Trata-se de José Sabino do Centro de Oncologia e Radioterapia Carlos Eduardo do Gastro Centro, Daniel Teixeira do Laboratório Carlos Chagas e o gestor financeiro e administrativo da Santa Casa, Daniel Pereira. 


Leia mais:
Governo exige que antiga administração da Santa Casa desocupe espaço lotado de documentos

"Ouvimos alguns representantes das empresas terceirizadas, ouvimos o administrador atual, capitão Daniel que muito gentilmente atendeu ao pedido de ir para a Santa Casa tentar ajudar e resguardar os funcionários. A gente vê muita preocupação com o total de dividas e dinheiros que tem hoje. Tudo será levantado e passaremos para a sociedade tudo o que aconteceu", explica Luís Claudio, membro da CPI.
 
Segundo o médico José Sabino, um dos problemas mais difíceis é a falta de repasse dos serviços prestados pelos servidores. "É uma honra poder ajudar de uma forma ou de outra para solucionar o problema da nossa Santa Casa. O problema que começou a se agravar do final de 2017 para agora, foi a falta de repasses da Santa Casa para os serviços que eram prestados pelos médicos dentro da Santa Casa, ou seja, não recebíamos o que devíamos e continuamos trabalhando", finaliza.
 
O administrador Daniel Pereira, explicou que mesmo o Estado tomando frente dos trabalhos pagando os funcionários, a Santa Casa ainda possuí muita divida trabalhista.  "Estamos apurando e verificando todo o dinheiro que entrou na Santa Casa e como ela ficou com uma divida tão grande, vindo a uma grise sem precedência. É um processo longo, doloroso que apesar do estado assumir a Santa Casa pagando um valor X ainda não resolveu muita coisa, pois teve que demitir todos os funcionários e agora vem essa divida trabalhista e temos que ver como vai ficar isso aí", explicou. 
 
A CPI da Santa Casa foi criada em março deste ano com a anuência dos 25 vereadores. Além de Veloso, também fazem parte do grupo os vereadores Luís Cláudio (PP) como relator e Toninho de Souza (PSD) como membro titular.
 
Reabertura
 
Fechada desde março, a Santa Casa de Misercórida de Cuiabá voltou a atender pacientes em julho. A unidade conta com 242 leitos, 10 salas de Centro Cirúrgico e 30 vagas de UTI.

O hospital, de acordo com a secretaria de Saúde do Estado, iniciou suas atividades com atendimentos cirúrgicos, oncológicos e nefrológicos.  O hospital conta com 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.
 
Para a reabertura do hospital, se fez necessária a execução de uma série de readequações prediais. Estimados em aproximadamente R$ 1,5 milhão, os procedimentos de manutenção da estrutura dão nova roupagem aos setores da UTI, da ala pediátrica, da cozinha e do refeitório da unidade hospitalar.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet