Olhar Direto

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Notícias / Ciência & Saúde

Tenente da PM vence câncer de mama e doa peruca para campanha solidária

Da Redação - José Lucas Salvani

30 Out 2019 - 15:01

Foto: Sd. Elias / Arquivo pessoal/ Greyce Lima

Tenente da PM vence câncer de mama e doa peruca para campanha solidária
Há um ano sem o tumor, a tenente da Polícia Militar, Irque Figueira Lopes, de 41 anos, venceu seu câncer de mama, diagnosticado em 2017, e doou sua peruca para a Campanha da Polícia Militar “2º Pelotão da Solidariedade”. Ela descobriu um nódulo no seio esquerdo um ano antes do diagnóstico do câncer, enquanto amamentava seu filho de seis meses.

Leia mais:
Marido, filhos, médicos: o drama da mulher que enfrentou o abandono ao ser diagnosticada com câncer de mama

A policial relembra que poucas pessoas perceberam que ela enfrentava um inimigo silencioso e as que percebiam, agiam com certo desconcerto diante da situação. “O problema maior que enfrentei foi à perda dos cabelos. Quando eu saia na rua olhavam para mim como se eu tivesse uma doença contagiosa. Algumas pessoas não sabiam lidar com a situação, falavam que meu cabelo ia cair, sentia pena. A auto-estima é bem afetada, é preciso ser muito forte”, declara.

Vestir a farda da PM e ir para o quartel foi uma saída da policial para evitar a depressão. Algumas pessoas até sugeriram que ela deveria se aposentar, mas a tenente nunca pensou nessa possibilidade. 

Tenente Irque explica que o diagnóstico precoce foi essencial para vencer a doença. “Prevenção é tudo, o câncer tem cura. Depois de tudo que passei a Irque não gosta de si vitimizar. Hoje me sinto uma vencedora, como mulher, mãe e policial. Sou uma pessoa bem melhor, descobri os verdadeiros amigos, a importância de cada dia de vida. Como policial eu sei que eu posso tudo. Fiquei ainda mais forte!”, diz emocionada a militar.

A peruca doada por Irque é a mesma que ela usou durante o seu tratamento para o câncer de mama. A entrega do acessório foi prestigiada pelo Comandante – geral da PM, coronel Jonildo José de Assis que reconheceu o gesto nobre da militar.

O "2º Pelotão da Solidariedade", incentivou busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de saúde em Mato Grosso. Os policiais recrutaram voluntários para a doação e aqueles que abraçaram a ação ganharam um corte de cabelo no salão de beleza Velvet Hair Lounge. A ação chegou ao fim no dia 21 de outubro.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Regina Monge
    03 Nov 2019 às 19:04

    Parabéns Irque, você é um exemplo de superação!!! Mulher guerreira!!!

  • WELINGTON SOUSA DIAS
    31 Out 2019 às 08:10

    Parabéns Tenente, que Deus te abençoa sempre! Tmj.

  • nonato
    31 Out 2019 às 06:09

    um so comentario tenente.....isso se chama superaçao..parabens pela sua luta vencida

  • nonato
    31 Out 2019 às 06:09

    um so comentario tenente.....isso se chama superaçao..parabens pela sua luta vencida

  • Nilton
    31 Out 2019 às 00:41

    Irque, sempre te admirei, agora ainda mais.

  • JOÃO FERNANDES DE SOUZA
    30 Out 2019 às 18:37

    PARABÉNS PELA SUA DETERMINAÇÃO E CORAGEM DESEJO QUE SIGA EM FRENTE COM LIVRE DESTE MAL E COM SAÚDE

  • Chico Bento
    30 Out 2019 às 16:43

    Parabéns senhora pela sua coragem, enfrentamento e determinação em ser curada!

  • rafaela
    30 Out 2019 às 16:35

    me emocionei com a sua historia. Parabéns!!!!

  • Rivadávia
    30 Out 2019 às 16:07

    Parabéns Ten PM Irque! Que o seu exemplo sirva de motivação para as pessoas que enfrentam problema semelhante.

Sitevip Internet