Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

OUTUBRO ROSA

Tenente da PM vence câncer de mama e doa peruca para campanha solidária

Foto: Sd. Elias / Arquivo pessoal/ Greyce Lima

Tenente da PM vence câncer de mama e doa peruca para campanha solidária
Há um ano sem o tumor, a tenente da Polícia Militar, Irque Figueira Lopes, de 41 anos, venceu seu câncer de mama, diagnosticado em 2017, e doou sua peruca para a Campanha da Polícia Militar “2º Pelotão da Solidariedade”. Ela descobriu um nódulo no seio esquerdo um ano antes do diagnóstico do câncer, enquanto amamentava seu filho de seis meses.


Leia mais:
Marido, filhos, médicos: o drama da mulher que enfrentou o abandono ao ser diagnosticada com câncer de mama

A policial relembra que poucas pessoas perceberam que ela enfrentava um inimigo silencioso e as que percebiam, agiam com certo desconcerto diante da situação. “O problema maior que enfrentei foi à perda dos cabelos. Quando eu saia na rua olhavam para mim como se eu tivesse uma doença contagiosa. Algumas pessoas não sabiam lidar com a situação, falavam que meu cabelo ia cair, sentia pena. A auto-estima é bem afetada, é preciso ser muito forte”, declara.

Vestir a farda da PM e ir para o quartel foi uma saída da policial para evitar a depressão. Algumas pessoas até sugeriram que ela deveria se aposentar, mas a tenente nunca pensou nessa possibilidade. 

Tenente Irque explica que o diagnóstico precoce foi essencial para vencer a doença. “Prevenção é tudo, o câncer tem cura. Depois de tudo que passei a Irque não gosta de si vitimizar. Hoje me sinto uma vencedora, como mulher, mãe e policial. Sou uma pessoa bem melhor, descobri os verdadeiros amigos, a importância de cada dia de vida. Como policial eu sei que eu posso tudo. Fiquei ainda mais forte!”, diz emocionada a militar.

A peruca doada por Irque é a mesma que ela usou durante o seu tratamento para o câncer de mama. A entrega do acessório foi prestigiada pelo Comandante – geral da PM, coronel Jonildo José de Assis que reconheceu o gesto nobre da militar.

O "2º Pelotão da Solidariedade", incentivou busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de saúde em Mato Grosso. Os policiais recrutaram voluntários para a doação e aqueles que abraçaram a ação ganharam um corte de cabelo no salão de beleza Velvet Hair Lounge. A ação chegou ao fim no dia 21 de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet