Olhar Direto

Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

‘Ele estar no meio de nós nos fortalecerá’, diz Rosa Neide sobre possível soltura de Lula

da Redação - Isabela Mercuri

08 Nov 2019 - 09:27

Foto: Junior Silgueiro

Rosa Neide no 'Tudo Sobre Mulheres', em Cuiabá

Rosa Neide no 'Tudo Sobre Mulheres', em Cuiabá

A deputada federal Rosa Neide (PT-MT) afirmou que a possível soltura de Lula deve fortalecer “o projeto de nação em busca de um país cada vez melhor e para todos”. A declaração foi dada no último dia 31 de outubro, uma semana antes da decisão dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou ilegal a prisão após condenação em segunda instância.

Leia também:
Professores protestam e exigem apuração de violência contra professora presa ao defender ‘Lula Livre’

Para a deputada, ‘Lula Livre’, ao contrário do que falam os críticos, não é um projeto da esquerda, mas a defesa de sua liberdade está ligada ao fato de “não aceitar que haja preso político no Brasil”, afirmou. No entanto, ela reconheceu a força do ex-presidente.

“Lula solto, Lula fora da cadeia, é uma pessoa que se comunica muito bem com as massas, que fala diretamente ao povo, uma pessoa que tem visão de país e de mundo, uma pessoa que nasceu e foi forjada na luta do povo, que saiu do Nordeste muito pequeno, muito pobre, que cresceu na luta, que viveu mais de 30 anos na mesma casa no município de São Bernardo do Campo, é uma pessoa que está presa, que não abaixou a cabeça, que é resistente, que nos ensina todos os dias. É essa volta dele - que não é bem uma volta, porque ele fala com a gente o tempo todo - mas ele estar no meio de nós nos fortalecerá, e fortalecerá todo o projeto de nação em busca de um país cada vez melhor e para todos. Por isso é muito importante a presença dele”.

Lula livre

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na noite da última quinta-feira (7), pela constitucionalidade do dispositivo legal que determina que a pena de prisão só deve ser aplicada após o caso transitar em julgado, ou seja, até que se esgotem os recursos possíveis ao réu.
 
Isso significa que a pena não passa a ser aplicada automaticamente após condenação em segunda instância. A decisão beneficia diretamente o ex-presidente Lula, que encontra-se preso na sede da Polícia Federal em Curitiba e ainda não teve os possíveis recursos esgotados.  A votação acabou em 6 a 5 e teve voto de minerva do presidente da corte, ministro Dias Tóffoli.
 
Logo após a decisão, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmaram que pediriam já nesta sexta-feira (8) a soltura imediata do ex-presidente.
 
Em novembro 2016, o STF havia julgado que os réus com condenação em segunda instância poderiam ser presos mesmo que ainda tenham recursos pendentes. Na ocasião, a votação foi feita no plenário virtual.

36 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Silas
    09 Nov 2019 às 15:31

    O que essa senhora falar dá vontade de vomitar! Vontade de cuspir e escarrrar pra não falar em coisas piores! Af!

  • Luis Flávio
    09 Nov 2019 às 14:14

    Pronto casal formado Chuto e sua noiva

  • Ana Paula Carvalho Rocha Ferrari
    09 Nov 2019 às 09:02

    09/11/2019,o povo se une mais uma vez para o futuro do Brasil!!! Chega de PThipocrita!!

  • nonato
    09 Nov 2019 às 07:32

    2 2 o homi so tem nove dedos agora a ilustre deputada diz quE ele virou JESUS

  • Nunes
    09 Nov 2019 às 07:10

    Lula, rogai por nós pecadores. Ele está no meio de vós. Parece que para os petistas, Lula é Deus.

  • Igor
    09 Nov 2019 às 07:02

    Lula foi solto, aparentemente por uma manobra de seus apaniguados no STF, mas continua sendo um CONDENADO, corrupto.

  • Raimundo
    08 Nov 2019 às 22:01

    Diz que a corrupção no Brasil é tão grande que estão roubando até caderno de criança quilombola. Misericórdia.

  • CLAUDIO JOSE SONEGO
    08 Nov 2019 às 21:31

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Jonathan Tim
    08 Nov 2019 às 17:26

    STF fez justiça. Lula presidente. Impeachement de Bolsonaro!

  • Paulinho
    08 Nov 2019 às 15:52

    Esse e o único país que tem gente que venera bandidos !