Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DÉFICIT DE 50 MIL

Secretário cita "massa de manobra" em industria do grilo de Cuiabá

Foto: Olhar Direto

Secretário cita
Nesta semana, cerca de 400 famílias tiveram que sair de um residencial ocupado no bairro Jardim Glória, região do CPA, em Cuiabá. A reintegração de posse aconteceu após pedido da construtora Lúmen. Somente 20 famílias foram beneficiadas com aluguel social da Prefeitura de Cuiabá, com base em uma pesquisa socioeconômica, realizada por assistentes sociais do Município de Cuiabá e do Poder Judiciário. 


Com mais de sete anos como defensor público na Vara de Regularização Fundiária e atualmente como secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro Alves disse em entrevista ao Olhar Direto que acredita na indústria do grilo em Cuiabá. "Existe sim. Na verdade, há uma massa de manobra por parte de algumas pessoas que querem obter recursos ilícitos, e que orientam o processo de invasão".

Leia mais:
Mães desempregadas se desesperam em reintegração de posse em residencial de Cuiabá

Atualmente, o déficit habitacional na Capital é de 50 mil pessoas. "Não tenha dúvida que a deficiência da política habitacional é responsável por essa situação. Nós estamos entregando no Nico Baracat  uma média de 1,2 mil casas. Eu não consegui alcançar 10% da demanda reprimida. Nós entendemos a necessidade populacional, mas é uma obra de tamanho investimento que há necessidade de um cuidado, uma transferência maior por parte do Governo Federal, que detém a maior parcela do bolo fazendário", disse.

O residencial Jonas Pinheiro III havia sido invadido há quase dois anos. O projeto faz parte do PAC 2. As moradias seriam destinadas aos moradores de Área de Preservação Permanente no Córrego Gumitá, no bairro Doutor Fábio. Entretanto, houve contingenciamento financeiro do Governo Federal e  empresa responsável pela obra entrou em processo de recuperação judicial. " O município não guarda razão com responsabilidade com a edificação da obra", ponderou o secretário.

Foto: Olhar Direto

As famílias beneficiadas pelo aluguel social da Secretaria de Habitação foram realocadas para o bairro Pedro 90. Todas são mulheres, que possuem de três a 13 filhos. Apenas duas são casadas. A renda per capita varia de R$ 18 a R$ 91. Entretanto, conforme o titula da Pasta, apenas 12 pessoas das contempladas aceitaram a moradia. As demais decidiram ir para outros locais não informados.

Air Praeiro pontuou a que a responsabilidade pela fiscalização da edificação não é do Município. "Ainda que você coloque uma fiscalização armada, você consegue bloquear uma invasão? Não tem como. Ela ocorre em massa. Dificilmente você conseguiria controlar uma nova invasão. Você vai atirar? Não vai resolver o problema. É capaz de ser linchado".
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet