Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

Instituto Reação

David Moura e Flávio Canto inauguram novo espaço em Cuiabá para formar vidas e atletas com projeto solidário

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

David Moura e Flávio Canto inauguram novo espaço em Cuiabá para formar vidas e atletas com projeto solidário
A junção de forças entre dois campeões do judô, David Moura e Flávio Canto, proporcionou a Cuiabá receber o primeiro polo do Instituto Reação, fora do Rio de Janeiro. O projeto solidário tem como objetivo formar vidas e também atletas, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens a possibilidade de praticar o esporte de graça.


Leia mais:
Judoca de Mato Grosso, David Moura conquista prata no Grand Slam e lidera disputa por vaga olímpica
 
O Instituto Reação em Cuiabá ficará dentro de uma escola municipal no bairro Três Barras, em um espaço cedido pela prefeitura. A intenção, no primeiro momento, é atender a 300 crianças no espaço. Porém, a expectativa é que pelo menos 500 comecem a desfrutar do espaço, que está sendo finalizado.
 
“A intenção do Reação é ampliar. O Flavio o criou há 19 anos, no Rio de Janeiro. Com nossa amizade, resolvemos trazer para Cuiabá um pouco deste trabalho maravilhoso. Temos a obrigação de se sentir honrado. Tenho dito que é difícil até prever o quão bom será receber algo desta magnitude, com uma estrada percorrida. O nosso objetivo é transformar vidas através do esporte e educação”, disse David Moura ao Olhar Direto.
 
Flavio Canto lembra que o projeto começou em 2000 e que não tinha noção da dimensão que ele iria tomar. “Eu tinha muita dúvida do tamanho do impacto que o judô poderia ter na transformação da vida dos nossos alunos. O tempo foi me ensinando que era muito mais poderoso do que imaginava. Fomos sofisticando nossos programas, trazendo mais repertório, estamos com o projeto de mães agora também”.
 
“Usamos aquilo para dar repertório para as crianças se conhecerem melhor, descobrirem seu potencial, sonhar um pouco mais alto. É para quebrar o paradigma de que passado é igual destino, o que não é”, disse Flávio Canto. David Moura acrescenta que “estamos vindo com tudo, com o judô, trazendo o plano educacional para impactar, mudar um pouco a sociedade. No Reação, temos um lema, que diz ‘formando faixas-preta dentro e fora do tatame’. Os valores do judô são incorporados por uma criança que vai levar para onde ela estiver. Chegará mais longe, será bem-sucedida, seja qual profissão escolher”.
 
Flávio Canto também disse ter se surpreendido com o carinho dos cuiabanos com ele e toda sua equipe, dizendo que várias pessoas resolveram abraçar o projeto. “É um lugar com muita coisa boa acontecendo. Minha mãe é voluntária no Reação do Rio de Janeiro há 15 anos. Quando o pessoal de Cuiabá começar a enxergar aquele espaço como de todos que quiserem gastar energia para fazer o bem, será muito maior do que já é. Estamos abertos para todos que quiserem contribuir”.
 
“O objetivo principal é formar vidas. No meio destes alunos, teremos um ou outro que irá se encantar por ser um atleta e ajudaremos ele com o máximo que pudermos para que seja campeão. Só dentro da escola são 1.100 alunos, tem lista de espera, porque estamos só esperando a finalização do galpão. É algo bom. Quero que, daqui 20 anos, um destes alunos me pare na rua e diga que isto o ajudou, o transformou”, completou David Moura.
 
O Instituto Reação Cuiabá ficará em uma escola do bairro Três Barras. O espaço foi doado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e poderá ser utilizado pelo projeto durante, pelo menos, dez anos. A BV Financeira tem auxiliado no projeto, ajudando a construir o galpão.
 
“Quando vimos aquele espaço pela primeira vez, há um ano, achei muito bacana. É uma área bacana. O diretor da escola é faixa preta de judô. Teremos todo apoio da escola e vimos naquele espaço aberto já um galpão, que nós estamos terminando”, pontuou o ex-atleta.
 
Na última terça-feira (12), foi realizado um jantar solidário, com o objetivo de arrecadar recursos para auxiliar no projeto. O evento teve a presença do governador Mauro Mendes (DEM) e do vice-prefeito Niuan Ribeiro. Além disto, padrinhos e madrinhas abraçaram o desafio.

Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Mais de mil e oitocentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro e agora Cuiabá.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet