Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

esporte educacional

Maior delegação mato-grossense da história viaja para fase brasileira dos Jogos Escolares

Foto: Ahmad Jarrah

Maior delegação mato-grossense da história viaja para fase brasileira dos Jogos Escolares
A delegação mato-grossense que vai disputar a etapa brasileira dos Jogos Escolares já está a caminho de Blumenau-SC, sede do evento. O Estado será representado por 270 atletas – um recorde histórico de participação na maior competição estudantil do país. Das 16 equipes das modalidades coletivas disputadas na fase nacional, Mato Grosso classificou 12 e terá representação em todas as modalidades individuais. 


O evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) será disputado entre 16 e 29 de novembro, com divisão das modalidades por dias. De 16 a 20, a competição será entre os atletas das modalidades de basquete, handebol, judô e luta olímpica. De 21 a 25, as disputas são de atletismo, badminton, futsal e vôlei. Já as provas de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez ocorrem de 26 a 29 de novembro. 

Na noite de quarta-feira (13.11), saíram os primeiros ônibus levando 20 atletas que se concentraram na Arena Pantanal para a viagem. Nesse primeiro bloco, o Estado será representado por: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, com equipes de basquete feminino 12 a 14 anos, handebol feminino 15 a 17 anos e handebol masculino 15 a 17 anos; Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, com basquete masculino 12 a 14 anos; Colégio Regina Pacis, de Sinop, com basquete feminino 15 a 17 anos; e Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste, com handebol feminino 12 a 14 anos. Já as modalidades de judô e luta olímpica terão participação de atletas de escolas de Cuiabá, Campo Verde, Tangará da Serra e Várzea Grande. Ahmad JarrahAs próximas equipes sairão de Cuiabá com destino a Blumenau nos dia 19 e 24 de novembro, de acordo com programação por modalidades. A logística e organização das viagens das delegações mato-grossenses são providenciadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também foi responsável pela realização das etapas regionais e estaduais que classificaram as equipes para a competição nacional. 

“Valeu a pena todo o esforço. Conseguimos realizar os jogos escolares envolvendo todos os municípios de Mato Grosso, fomentamos o esporte escolar e agora colhemos os bons resultados. Temos uma participação recorde de quase 300 estudantes atletas representando da melhor forma o nosso Estado”, celebra o titular da Secel, Allan Kardec.

Os Jogos Escolares

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. 

Nessa edição da etapa nacional, Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 a 17 anos para a disputa de 14 modalidades. 

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet