Olhar Direto

Sábado, 25 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

Botelho convoca titular da Sema para explicar critérios usados para elaboração da Cota Zero

Da Redação - José Lucas Salvani

18 Nov 2019 - 14:41

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Botelho convoca titular da Sema para explicar critérios usados para elaboração da Cota Zero
O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, convocou a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, para explicar os critérios usados para a elaboração do Projeto de Lei (PL) 668/19, conhecida como Cota Zero. O projeto dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e regula as atividades pesqueiras. A data em que a secretária será ouvida ainda será definida.

Leia mais:
Após visita a MS, Wilson volta a criticar Sema e diz que irá apresentar substitutivo para Cota Zero

“Temos que olhar para eles, a sobrevivência desses trabalhadores. O elo mais frágil disso tudo é o pescador. Não podemos agora falar que vamos recuperar o rio e não nos importar com a sobrevivência deles, ou simplesmente, mandar eles buscarem serviço em hotel ou aprender a falar inglês. Temos que recuperar, mas temos que olhar para eles [pescadores], especialmente nesse período de repovoar os rios”, defendeu Botelho.

A convocação de dá após audiências públicas para ouvir o segmento sobre o projeto. Botelho defende uma proposta que leve em consideração as condições de vida dos trabalhadores que dependem da pesca para sustentar suas famílias. Disse que a Casa de Leis também criou uma comissão especial para acompanhar a proposta e alertou sobre o prazo.

“Estamos construindo caminho para isso e esperamos que a secretária venha com uma proposta que os deputados entendam que tem condições para votar. Sou a favor desde que se crie condições aos pescadores, sem desampará-los. Uma solução seria o estado pagar 1 salário mínimo ao pescador durante os cinco anos”, afirmou o presidente.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Pedro Mota
    19 Nov 2019 às 09:33

    Deputados, principalmente o Deputado Elizeu Nascimento, olha, não vamos pensar no momento, lembram quando ainda crianças, quantos peixes e águas em nossos rios. Deixam de fazer política em detrimento de poucos ., pensam no futuro. Eta Poder Legislativo brasileiro, é você o culpado do país chegar na situação que chegou. Deputado Elizeu Nascimento, começa mal. Votei em você pelo seu histórico, mas estou vendo você como político de grupos. Desta gente o eleitor está decepcionado, pensa nisso.

  • Marlan
    19 Nov 2019 às 07:19

    O CRITÉRIO USADO PELA SEMA PARA PROPOR O COTA ZERO É PUBLICO E NOTÓRIO:. ACABOU O ESTOQUE PESQUEIRO E SE NÃO DER UM TEMPO PARA A NATUREZA REPOVOAR OS RIOS O NOME POR SI SÓ É O PRENÚNCIO DO QUE ACONTECERÁ COM OS CARDUMES...ZERO

  • domingos santana da cruz
    18 Nov 2019 às 18:10

    QUEM VÃO PAGAREM OS SALÁRIOS DOS PESCADORES, QUANDO APROVAREM A LEI DA COTA ZERO, SE NEM ESTÃO PAGANDO OS SALÁRIOS NO MÊS CERTO, ESTÃO PARCELANDO, DAQUI A POUCO NEM ISSO VÃO CUMPRIREM PORQUE A MINA SECARÃO.

  • Flávio Silva
    18 Nov 2019 às 17:12

    Boa proposta deputado BOTELHO.

Sitevip Internet