Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sinop Livre de Violência

Prefeita de Sinop lança campanha de combate à violência contra mulher: "Uma questão de vida e respeito"

Foto: Assessoria

Prefeita de Sinop lança campanha de combate à violência contra mulher:
A Prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL) lançou uma campanha de combate a violência contra a mulher. A mobilização municipal em referência a campanha internacional, celebrada mundialmente no dia 25 de novembro, é para denunciar a violência e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. “Para que não aconteça mais nenhuma agressão contra as mulheres de Sinop. A segurança pode ser uma questão de estado, mas as mulheres são uma questão de vida e respeito”, afirmou. 


Leia mais:
Homem mata esposa degolada e avisa irmão do crime

A proposta do programa “Sinop Livre de Violência Contra Mulher” é discutir o tema com a população, uma vez que a violência contra a mulher é uma chaga da sociedade brasileira, uma triste realidade que precisa ser enfrentada. Ao longo da semana, a Rede de Proteção à Mulher também realizará uma série de ações como palestras em escola, bate-papo em hospitais e também uma roda de conversa para homens. O objetivo é sensibilizar e mobilizar o público na promoção de mudanças quanto a esse tipo de violência.

“Este é o momento de unirmos todas as mulheres, sejam as mães, filhas, netas, jovens, trabalhadoras. Todas juntas, porque essa é uma campanha a favor de Sinop, do seu povo e das nossas mulheres. por isso, temos que dar um basta”, afirmou a gestora.

Conforme dados apresentados pela juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, Débora Paim Caldas, até esta segunda-feira já foram registradas 676 medidas protetivas requeridas por mulheres, no município. “Em comparação aos dados do ano passado é quase 10% maior. Isso representa somente as que procuraram e quantas outras não procuraram. É uma realidade assustadora. Não estamos falando somente de violência doméstica contra mulher, mas também contra a família”, afirmou a magistrada.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Gerardo Humberto, que participou do evento representando a desembargadora Maria Erotides Kneip, parabenizou a iniciativa do município. “No Brasil, são registrados 80 crimes sexuais contra as mulheres por dia. São 15 feminicídios por dia no Brasil e apenas e tão somente porque são mulheres. O município está de parabéns por encampar essa idéia. Fico feliz em participar do evento”.

Segundo informações da assessoria de imprensa, durante o evento, também foi apresentada toda a formação da Rede de Proteção à Mulher, que iniciou em Sinop em abril deste ano e é promovida com o apoio da Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia Especializada da Mulher, OAB/Sinop, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Faculdades Fasipe e Unic, Hospital Santo Antônio, Hospital Regional e Escritório Regional de Saúde e as secretaria municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Violência Contra Mulher

Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, apenas em Sinop, até o mês de setembro deste ano, foram registradas 810 ameaças contra mulheres, 420 casos de lesão corporal, 14 estupros e dois homicídios. Já em outubro foi registrado o feminicídio da enfermeira Zuilda Correia Rodrigues, tendo como suspeitos o próprio marido e um policial militar.

Só entre janeiro e setembro deste ano, Mato Grosso registrou 36 casos de feminicídio, o aumento chegou a 5,8%, se comparado com o mesmo período de 2018, quando foram registrados 34 casos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet