Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

expectativa

Senador afirma que MT já pode comemorar internacionalização do aeroporto de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Senador afirma que MT já pode comemorar internacionalização do aeroporto de Cuiabá
O senador Wellington Fagundes (PL) afirmou, nesta segunda-feira (02), em reunião com o superintendente da Receita Federal em Cuiabá, Oldésio Silva Anhesini, que Mato Grosso já pode comemorar a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). A publicação das novas normas do manual que rege a questão alfandegaria sairá no Diário Oficial da União (DOU), que circulará na terça-feira (03). Com isto, bastarão – conforme o parlamentar – apenas questões pontuais para que a novela, enfim, termine.


Leia mais:
SAC confirma mudança em manual e internacionalização do aeroporto de Cuiabá deve ser ‘destravada’
 
“Tínhamos que cumprir o dever de casa e os passos foram dados para que a Receita Federal possa implantar o seu trabalho. Todas medidas foram tomadas. Na terça-feira (03), teremos o manual do Conaero sendo publicado. Teremos as normas para funcionamento, em específico, para o nosso aeroporto”, explicou Fagundes.
 
Ainda segundo o senador, estas mudanças no manual permitirão que a Receita Federal analise todas as adaptações necessárias. “Posso adiantar para vocês que não tem nada que seja muito difícil para ser feito em curto prazo. A Receita Federal não está exigindo nada acima do que o documento versa. Fizemos todo o trabalho e podemos comemorar, já que a publicação sai amanhã”.
 
Outro que se mostrou bastante otimista de que a novela se resolva foi o superintendente da Receita Federal. “Existe uma expectativa muito grande no que diz respeito a publicação da revisão do manual da Conaero. Esperamos que ele venha trazer um facilitador, em termos da parte administrativa, que nunca foi a nossa preocupação, em possibilitar essa adequação de forma mais rápida, sem necessidade de área, que muitos disseram”.
 
Oldésio também acrescentou que, pelo que se imagina, as adequações não serão grandes. Porém, isso dependerá do que o novo manual trará, quando for publicado.

 
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, também destacou a união de todos para destravar a situação. “O primeiro caminho era buscar as aberturas junto a Receita Federal e o Governo Federal, em Brasília (DF). Agora, esta portaria vai definir o novo regramento para o aeroporto internacional. A partir disto, a unidade daqui estará apta para implementar as ações efetivas”.
 
“Há a necessidade da Centro-Oeste Airport [concessionária que administrará o terminal] de apresentar o novo croqui de adequação e como bem colocou o senador, o primeiro passo, fundamental, foi dado. A expectativa é que no primeiro semestre do ano que vem tenhamos tudo isto fechado. Cuiabá está no meio da América do Sul, tem um potencial de ser um ponto de conexão, sem que os passageiros precisem ir para São Paulo ou outros grandes centros”, finalizou o secretário.
 
Manual
 
O manual do Conaero versa sobre as dimensões necessárias para a internacionalização do aeroporto, que havia reclassificado o terminal da capital mato-grossense para de médio porte.
 
Ao Olhar Direto, a Receita Federal informou que que a Secretaria de Aviação Civil está promovendo a alteração dos manuais de procedimentos relativos à área de uso alfandegário. Com a publicação destas alterações, o órgão pontua que irá continuar orientando a concessionária do aeroporto, buscando dar a maior agilidade possível ao assunto e aguardará o cumprimento das exigências mínimas obrigatórias.
 
“Assim que haja o cumprimento dos requisitos mínimos, o alfandegamento será imediato. A Receita Federal do Brasil reafirma seu compromisso institucional no sentido de contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade do País, em especial com o Estado de MT,  acreditando que,  muito em breve,  a situação em tela estará plenamente equacionada”, diz nota publicada recentemente.

Pedra no sapato

A Receita Federal continua a ser apontada como a ‘vilã’ para que a novela envolvendo a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), continue. Diversas exigências foram feitas, sendo que a última envolve a ampliação de uma das salas do órgão de 51 m² para 180 m². Para tentar destravar a questão, a Câmara Setorial Temática (CST) Faixa de Fronteira encabeçou os trabalhos e pretende fazer uma pressão política para que, finalmente, a cidade volte a ter o voo para Santa Cruz de La Sierra.

A frustração também é seguida pelo presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur), Omar Canavarros Junior. “A Azul já fez toda a parte dela, tem o espaço todo montado. A Receita Federal, por questões milimétricas, está atrasando tudo. Este voo irá Iria movimentar toda uma cadeia comercial no Estado. A companhia está quase cancelando a intenção de voar por conta desta burocracia. É uma pena, porque irá beneficiar não só o turismo, mas o comércio como um todo”.

Recentemente, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas disse que a “companhia continua na dependência dos ajustes do aeroporto de Cuiabá para obtermos a aprovação final".

As viagens serão operadas pelas aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 passageiros e acontecerão, no primeiro momento, às quintas e domingos.

Santa Cruz de La Sierra é maior e mais populosa cidade da Bolívia, com 1,7 milhão de habitantes, além de ser a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Motor econômico do país, Santa Cruz de La Sierra é um polo petroquímico, com foco na produção e exportação de gás natural. A cidade também é conhecida por sua tradição gastronômica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet