Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PROGRAMA PARTO ADEQUADO

Unimed alerta sobre cesáreas sem necessidade médica

Foto: Reprodução

Unimed alerta sobre cesáreas sem necessidade médica
A Unimed Cuiabá, por meio do Programa Parto Adequado (PPA), alerta sobre os riscos que as cesáreas sem necessidade médica podem trazer. O número de procedimentos se intensifica durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Deste modo, a cooperativa pontua como sendo imprescindível o diálogo entre as gestantes e o médico pré-natalista na escolha do parto mais adequado.


Leia mais:
Unimed realiza mutirão em dezembro para negociação de dívidas com descontos de até 100% em juros

“Converse com seu médico e trace seu plano de parto. Participe das atividades gratuitas que a Unimed Cuiabá disponibiliza às beneficiárias gestantes e fique de olho no nosso hotsite Parto Adequado e nas redes sociais. Informação é fundamental para um parto adequado e para manutenção da saúde da mãe e do bebê", pontua a Doutora Fernanda Monteiro Siqueira Juveniz, médica coordenadora no Comitê Educativo da Unimed Cuiabá.

A cooperativa, tendo como base estudos científicos da área, indica que quando não tem indicação clínica, a cesariana aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe.

"Não há evidências científicas que justifiquem agendar um parto com antecedência, salvo algum risco claro para a saúde da mãe e do bebê. Por isso é importante se informar, buscar a opinião de outros profissionais, conversar com o seu médico", destaca a coordenadora do projeto Parto Adequado Unimed Cuiabá.

Pesquisas comprovam que a passagem pelo canal vaginal, na hora do nascimento, coloca o bebê em contato com bactérias naturalmente presentes nessa área do corpo da mulher, fortalecendo seu sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de alergias e outros problemas de saúde no futuro.

O trabalho de parto, ao contrário de um sofrimento para a criança, significa amadurecimento: a intensificação gradual das contrações musculares do corpo da mãe, necessárias para o bebê nascer, favorece a prontidão para o nascimento e o contato com o mundo. No processo do parto vaginal, o ritmo cardíaco, fluxo sanguíneo e maturação pulmonar do bebê são gradativamente trabalhados.

A ciência já demonstrou também que hormônios naturalmente atuantes durante o trabalho de parto favorecem o vínculo entre mãe e bebê, o aleitamento materno e a recuperação pós-parto.

PPA

Fruto de uma Ação Civil Pública, o projeto Parto Adequado foi criado em 2015 visando a redução do percentual de cesarianas no Brasil. A ação é uma iniciativa desenvolvida pela ANS, pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e pelo Hospital Albert Einstein, com apoio do Ministério da Saúde.

A Unimed Cuiabá participa da ação e vem contribuindo com a disseminação de informações, e ofertando às beneficiárias e seus bebês o cuidado e acompanhamento durante a gestação, nascimento e pós-parto. Os resultados positivos das intervenções da cooperativa já são sentidos, com o aumento do número de partos vaginais.

"Objetivamos instrumentalizar a população com informações e assim poder disseminar que o melhor parto é o adequado para cada caso. É o parto que respeita o tempo do bebê e proporciona todo amparo e humanização à mulher, seja por via vaginal ou cesárea. Não somos contra as cesáreas quando possuem indicação médica, e sim contra as que são feitas sem necessidade", esclarece a coordenadora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet