Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

SAIBA COMO

Ex-catadora de lixo pede ajuda e suprimentos para cuidar de homem com paralisia cerebral

Foto: Reprodução

Patrícia e Juliano junto de doações recebidas

Patrícia e Juliano junto de doações recebidas

A ex-catadora de lixo, Patrícia da Silva Riba, 37 anos, pede ajuda e suprimentos para cuidar de Juliano Cordeiro Batista, de 23 anos, diagnosticado como paralisia cerebral. Patrícia cuida dele há mais ou menos um ano, quando a mãe do rapaz disse que iria dar uma saída e voltava mais tarde, porém foi embora e levou consigo o cartão utilizado para receber um salário mínimo de auxílio. Desde então, a mãe aparece esporadicamente.


Leia mais:
Diagnosticada há 30 anos, mulher que tem doença na bexiga precisa de cirurgia; saiba como ajudar

“Ele recebe [auxílio], mas a mãe levou o cartão dele, entendeu? Ajuda médica e essas coisas ele não recebe”, conta ao Olhar Direto. O dinheiro é uma aposentadoria, até onde Patrícia sabe, e era enviado para ele desde quando a família morava no Paraná. “Eu só sei dizer que era dele. Ela que ficava com o cartão”, completa. O caso foi levado à Justiça, com auxílio da Defensoria Pública, e a mãe já chegou a ser notificada quanto a situação do cartão. 

“Eu era vizinha dele. Sua mãe deixava ele comigo para sair e trabalhar. Um dia ela estava com problemas com o ex-marido, saiu para receber um dinheiro e não voltou mais. Deixou ele na minha responsabilidade”, conta. A mulher hora ou outra dá sinais, mas desde a notificação da Defensoria, nunca mais teve contato.

Quanto aos outros parentes que poderiam estar cuidando dele, não há ninguém, de acordo com Patrícia. Sua avó um dia chegou a aparecer, mas como ela já estava com idade avançada não pôde cuidar de Juliano. “Eu decidi ficar com essa criança. Ele não tem ninguém aqui. Só Deus e eu”, comenta.

As dificuldades enfrentadas pelos dois são muitas. Desempregada, ela se vira como pode: uma vez precisou vender seu celular para conseguir comprar um botijão de gás e alimento. Por um tempo, parte da casa estava destelhada e o quarto de Juliano molhava muito quando chovia na região. Somente após ajuda de terceiros que ela conseguiu arrumar e reverter o problema.

A ajuda que Juliano recebe vem alguns conhecidos, vizinhos e pessoas que se sensibilizam com sua história. Uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Cuiabá também oferece ajuda com sacolões. Para quiser ajudar, basta entrar em contato com o número (65) 99297-6352 ou 65 98413-8716.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet