Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Grande Cuiabá

Ex-policial, vereador é preso em operação contra grupo de traficantes

Foto: Reprodução

Ex-policial, vereador é preso em operação contra grupo de traficantes
O vereador por Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro, foi preso na manhã desta quinta-feira (19), durante ação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ele é acusado de integrar um grupo responsável por tráfico de drogas. Ao todo são cumpridas 56 ordens judiciais.


Leia mais:
Gaeco cumpre 67 mandados de prisão em operação contra membros de facção criminosa

A operação, batizada de 'Cleanup', tem o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, para combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.

Além de vereador, Calistro é policial civil aposentado. Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.

O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de seis pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.

A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais a serem cumpridas na operação.

Nome da operação

Cleanup traduzindo para o português significa Limpar/Limpeza, em alusão a limpeza da intensa criminalidade e violência em Várzea Grande. 

Nota Pública

A Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou por meio de nota sobre o caso.

Veja a íntegra:

"O Presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Fábio José Tardin - Fabinho (DEM), vem a público esclarecer que tomou conhecimento pela imprensa, da prisão do vereador Jânio Calistro, na manhã desta quinta-feira (19.12), durante a operação “Cleanup”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil.

O presidente esclarece que não tem conhecimento dos fatos que ensejaram a prisão do vereador, por este motivo não tem como se manifestar. A fim de evitar qualquer atitude precipitada, por orientação da assessoria Jurídica da Casa de Leis, vai aguardar o desfecho do caso para posteriormente se manifestar oficialmente.

Fábio Tardin ressalta que respeita o princípio do contraditório e da ampla defesa do vereador Jânio Calistro, mas assim que os fatos forem esclarecidos, serão levados ao conhecimento da sociedade em respeito à transparência da Administração Pública.

Ressalta ainda que a investigação de crimes cometidos fora do recinto da Câmara e sem correlação com a instituição são de inteira responsabilidade, única e exclusiva do infrator, que estará sujeito ao sereno e rigoroso julgamento do Poder Judiciário. Cumpre-nos aguardar sermos oficiados para a análise jurídica de referida correlação com o exercício do mandato para o encaminhamento a Comissão de Ética Parlamentar adotar as providências legais.   

 Várzea Grande, 19 de dezembro de 2019".


Atualizada às 07h20 e  14h50 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet