Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Alvo de prisão

Investigação aponta que vereador tem ligação com Comando Vermelho e orientava ação de quadrilha

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Investigação aponta que vereador tem ligação com Comando Vermelho e orientava ação de quadrilha
Investigação feita pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) aponta que o vereador por Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro, tem ligação com quadrilha que pertence ao Comando Vermelho, alvo da ‘Operação Cleanup’, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19). Ele ainda seria o responsável por orientar como seria feito o tráfico de drogas, já que teria contatos e experiência por já ter sido policial civil.


Leia mais:
"Sou defensor do povo", diz vereador após ser preso em operação contra grupo de traficantes; veja vídeo
 
“O vereador estava associado ao grupo preso hoje. Ele passava orientações de compra e venda dos entorpecentes. Por conta da experiência, por já ter sido policial, orientava a quadrilha como fazer a ação criminosa sem que fosse incomodada pelas autoridades. Dizia as formas que [as drogas] poderiam ser vendidas, os períodos das transações, trocas de plantões, uma série de ‘dicas’”, explicou o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
 
Conforme o delegado, o vereador não seria membro do grupo, tendo apenas uma associação com ele. Provas colhidas nos núcleos operacionais e de inteligência, além de depoimentos, serviram como base no pedido de prisão preventiva, que foi expedida pela Justiça.
 
Também foi expedido mandado de busca e apreensão para a casa do vereador, mas nada de ilícito foi encontrado. No momento da prisão, Jânio Calistro se mostrou surpreso, segundo o delegado.
 
O parlamentar, que já foi presidente da Câmara de Várzea Grande e chegou a assumir a prefeitura interinamente, será encaminhado ao Centro de Custódia da Capital (CCC), por possuir formação superior.

"Defensor do povo"

Preso na manhã desta quinta-feira (19), o vereador alegou ser defensor do povo, em fala breve com a imprensa na porta da da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

"Vocês acham que eu tenho cara de traficante? Eu sou defensor do povo, sou vereador de Várzea Grande. Eu vou provar para vocês [inocência]", argumentou antes de entrar em um carro para ir ao Instituto Médico Legal (IML), para exame de corpo de delito.



Operação

A operação, batizada de 'Cleanup', tem o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.

Vitor Hugo Bruzulato Teixeira informou que as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.

O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de seis pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.

A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais a serem cumpridas na operação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet