Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

UM DOS MELHORES

Jovem atleta de MT é homenageado na 21ª edição do Prêmio Brasil Olímpico

Foto: Reprodução

Jovem atleta de MT é homenageado na 21ª edição do Prêmio Brasil Olímpico
O jovem atleta de 17 anos, Guilherme Porto, foi um dos homenageados na 21ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, no último dia 10 de dezembro. O prêmio dado ao mato-grossense é resultado de sua participação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, onde conquistou duas medalhas de ouro em luta olímpica, uma no estilo livre e outra no estilo greco-roman, ambas na categoria de até 69 kg. 


Leia mais:
Zagueiro do São Paulo, cuiabano entra na mira de time que está nas oitavas da Champions League

O representante mato-grossense foi considerado um dos melhores atletas da competição junto com a catarinense Maria Luíza Elói (vôlei) na categoria de 15 a 17 anos. Entre os atletas de 12 a 14 anos, os eleitos foram  a pernambucana Pamela Nievilly (atletismo) e o piauiense Klerton Zaidan (badminton). A atuação dos atletas assegurou a homenagem na maior premiação do esporte brasileiro, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Guilherme também já foi vice-campeão dos Jogos Escolares entre 2015 e 2018, além de representar o Brasil e se tornar campeão nos Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago 2017, no Pan Americano Escolar 2017, ambos no Chile, e no Torneio Sul Americano 2016 na Argentina. Ele também disputou o Pan-americano Cadete 2019, no México, e o Mundial Escolar de Verão 2018, no Marrocos, alcançando a terceira e a segunda posição, respectivamente.

Guilherme Porto foi apresentado à Luta Olímpica, ou Olympic Wrestling, aos 11 anos pelo professor “Chicão” e desde então nunca mais parou de treinar. Todo o empenho para melhorar constantemente, com preparação física pelas manhãs e treinos durante a tarde, garante segurança ao atleta.  

Aluno da Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, em Cuiabá, o estudante está finalizando o ensino médio e pretende atuar na área de direito ou de jornalismo, mas os planos acadêmicos e profissionais dividem espaço com os sonhos de um futuro promissor no esporte. Apesar das incertezas pela falta de propostas, Guilherme tem confiança de que sua dedicação siga lhe trazendo bons resultados.

"Na minha mente todos os dias só vem a luta, acordo pensando nisso e vou dormir pensando em como melhorar. Tenho certeza que vou colher bons frutos pois trabalho para isso. Meu sonho é ser um campeão olímpico, o primeiro da história pro Brasil", declara.

Prêmio Brasil Olímpico

Considerado o Oscar do esporte nacional, o Prêmio Brasil Olímpico foi instituído em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para homenagear personalidades que ajudaram a construir a história esportiva brasileira.

Neste ano, a cerimônia de premiação aconteceu no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O ginasta Arthur Nory e a pugilista Beatriz Ferreira foram eleitos como os Melhores Atletas de 2019 e o mesatenista Hugo Calderano venceu como o Atleta da Torcida.

Casado com a atleta mato-grossense Cida de Lima e morador de Cuiabá desde 2013, Vicente Lenilson fez parte da equipe homenageada pela merecida medalha de bronze nos Jogos Olímpicos. Junto com Bruno Lins, José Carlos Moreira (Codó) e Sandro Viana, o atleta recebeu a medalha olímpica após a comprovação do doping de um dos integrantes da equipe jamaicana que levou a medalha de ouro há onze anos.

Único dos quatro atletas que já tinha uma medalha olímpica (prata em Sydney 2000), Vicente é hoje coordenador de Esporte de Participação e Rendimento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e atua também com um projeto social de atletismo no Instituto que leva seu nome, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet