Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

JANEIRO ROXO

Em primeiro dia de campanha, onze pessoas são diagnosticadas com hanseníase

Foto: Reprodução/Assessoria

Em primeiro dia de campanha, onze pessoas são diagnosticadas com hanseníase
Em Sinop (a 478 km de Cuiabá), 11 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase após passarem no Centro de Hanseníase, durante o primeiro dia da campanha Janeiro Roxo, realizada pela Prefeitura, no último sábado (11). No dia em questão, o Centro atendeu 47 amigos e familiares de pessoas que já estão em tratamento.


Leia mais:
Combate ao suicídio: Cuiabá pode ganhar dois novos CAPS com atendimento 24h em março

De acordo com o médico clínico geral Francisco Specian Júnior, os atendimentos foram direcionados a este público porque eles estão mais propícios a adquirir a doença e, por isso, há a necessidade de serem avaliados.

“A hanseníase tem se proliferado por conta da falha em não examinar os contatos que, com o passar do tempo, se tornam novos doentes e começam a transmitir a hanseníase em uma cadeia que nunca termina. A hanseníase tem 100% de chances de cura, só que, quando o diagnóstico é tardio, mesmo que a pessoa seja curada, os danos causados nos nervos serão irreversíveis”, alerta.

A coordenadora do Centro de Hanseníase, Maria Auxiliadora Freitas Souza, explica que não há a necessidade de ter manchas para ser detectada a doença. Formigamento ou dormência nas extremidades também são sintomas que devem ser atentados.

“A população deve ficar atenta a sensação de formigamentos, fisgadas ou dormência nas extremidades, perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, nódulos e placas em qualquer local do corpo, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor, manchas brancas ou avermelhadas na pele.

Nervos espessados também são um alerta e, em casos mais avançados, a pessoa para de sentir dor porque está com a imunidade muito baixa. Quando isso ocorre, infelizmente, já se tem sequelas”, explica.

Durante todo mês, assim como já ocorre no restante do ano, as Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, para ofertar o atendimento e orientação necessária, em relação à doença à toda população.

Quem tem os sintomas da doença e não faz parte dos grupos de contatos que serão assistidos com os mutirões, pode recorrer às UBS durante a semana.

Tratamento gratuito

Conforme a prefeita Rosana Martinelli, o tratamento é todo gratuito e há médicos especializados na rede municipal de saúde para atender a população.

“Queremos detectar todos os cidadãos em risco para tratar deles e de seus familiares. Por isso há um trabalho incansável dos servidores do Centro de Hanseníase e das Unidades Básicas de Saúde, para que o tratamento chegue a todos que precisam e, de preferência, ainda, no inicio da doença para que nenhum cidadão venha a sofrer danos maiores no futuro”, reforça a prefeita.

Os tratamentos oferecidos são os Paucibacilares, com duração de seis meses, e os Multibacilares, que é o mais diagnosticado, inclusive em crianças, e dura aproximadamente um ano. Pessoas contaminadas, em estado avançado, sem tratamento, transmitem pelo sistema respiratório enquanto falam, tossem ou espirram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet