Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Eleição para Senado

Mesmo buscando candidatura própria, DEM libera Mauro para apoiar vice ou ex-vice

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mesmo buscando candidatura própria, DEM libera Mauro para apoiar vice ou ex-vice
O governador Mauro Mendes (DEM) foi liberado pelo Democratas para apoiar quem ele quiser na eleição suplementar para Senado, visto que ele tem acordos políticos com o ex-vice-governador Carlos Favaro (PSD) e com seu vice, Otaviano Pivetta (PDT), dois postulantes à vaga que deve ser deixada em breve pela senadora cassada Selma Arruda (PODE).


Leia também
Após citar 'coerência', Mauro deve mudar discurso e apoiar doador de R$ 867 mil à campanha


A informação foi confirmada pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), que esteve reunido na semana passada com o ex-governador Júlio Campos, uma das maiores lideranças do DEM e que já trabalha na construção de sua candidatura para a vaga.

Além de Júlio Campos e Emanuel Pinheiro, o encontro para discutir a eleição suplementar, que pode já acontecer no mês de abril, também contou com a presença do senador Jayme Campos (DEM), a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM), o presidente do PSB no Estado, deputado estadual Max Russi e o presidente do PP de Mato Grosso, deputado federal Neri Geller, indicando que o grupo pode apoiar a candidatura do ex-governador.

“O Júlio oficializou ao grupo que liberou o governador Mauro Mendes, até porque ele vinha com um constrangimento muito grande com a candidatura dele, pelo compromisso que o governador tem com o ex-vice-governador Carlos Favaro e agora com a pré-candidatura já anunciada do vice-governador Otaviano Pivetta. Então mediante a esta situação ele liberou o governador Mauro Mendes, mas ele vai trabalhar a pré-candidatura dele no DEM”, disse o prefeito.

Com a autorização do partido, Mauro pode ficar neutro na suplementar ou terá que definir se irá apoiar Fávaro, que foi um dos seus grandes parceiros em 2018, ou se estará com seu vice, que foi o maior doador de sua campanha para o Governo do Estado.

Já o DEM, caso viabilize uma candidatura de Júlio Campos ou de outro filiado, como foi a determinação do presidente Nacional ACM Neto, deve contar com o apoio de diversos partidos que hoje faz parte do grupo político do prefeito Emanuel Pinheiro.

A eleição suplementar para o Senado, preliminarmente agendada para o dia 26 de abril, deve ter sua data oficializada somente depois que a Mesa Diretor do Senado legitimar a cassação de Selma Arruda, que foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e caixa 2 em sua campanha em 2018.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet