Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

dados dhpp

Em um ano, 27 pessoas foram mortas em confrontos com a polícia na região metropolitana

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Em um ano, 27 pessoas foram mortas em confrontos com a polícia na região metropolitana
Ao longo do ano passado, 27 pessoas foram mortas em confrontos com policiais civis e militares na região metropolitana de Cuiabá. No mesmo período, foram registrados 146 homicídios. Ou seja, os assassinatos em confrontos significam 18% deste total. Os dados são da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Leia mais:
Cinco criminosos morrem em troca de tiros com a PM na Estrada do Manso

Cuiabá encerrou o ano com 78 homicídios, sendo 16 ocorridas em decorrência de intervenções policiais. Já em Várzea Grande, foram 41 homicídios, sendo 16 ocorridas por conta de confrontos.

O delegado titular André Renato Gonçalves, explicou ao Olhar Direto, que "Existe uma nova orientação para que a gente divida o que se coloca nas estatísticas de homicídios consumados, o que foi morto e o que foi em decorrência de intervenção policial".

A Delegacia, que conta com sete delegados, aproximadamente 42 investigadores e 14 escrivães, encerrou 2019 com um índice de resolutividade de 66,53% dos inquéritos policiais. A unidade instaurou 167 novos inquéritos e concluiu e encaminhou à justiça outros 337 que incluem casos referentes a anos anteriores.
 
Cinco mortos

Um dos casos de bastante repercussão ocorreu em outubro do ano passado, quando cinco criminosos foram mortos em troca de tiros com a Polícia Militar, na Estrada do Manso. Os homens que morreram estavam em um veículo modelo Gol e reagiram à tentativa de abordagem dos policiais.

No primeiro momento, três desceram do carro, com armas em punho, apontando na direção dos policiais e não respeitaram a ordem para que jogassem as armas no chão. O mesmo veículo, com dois ocupantes, fugiu do local e foi interceptado 100 metros depois por outra equipe do batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).

Mais uma vez, os bandidos reagiram. Dois desceram apontando em direção aos PMs, que efetuaram os disparos. Feridos, os suspeitos foram socorridos e levados para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Três óbitos foram confirmados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda na estrada. O restante morreu na unidade hospitalar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet