Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

REDE DO BEM

Para salvar vidas, voluntários colocam faixa com mensagem de apoio no Portão do Inferno

Foto: Arquivo pessoal

Para salvar vidas, voluntários colocam faixa com mensagem de apoio no Portão do Inferno
Preocupados com o número de suicídios e tentativas registradas no ponto turístico ‘Portão do Inferno’, em Chapada dos Guimarães (a 64 quilômetros de Cuiabá), voluntários instalaram uma faixa no parapeito do mirante com uma mensagem para tentar salvar a vida daqueles que precisam de apoio. 


Leia mais:
Combate ao suicídio: Cuiabá pode ganhar dois novos CAPS com atendimento 24h em março

A advogada Luciana Tenuta Portela, de 38 anos, contou ao Olhar Direto, que é espírita há 12 anos, e também atua com grupos de jovens e mães. O suicídio é assunto debatido nas reuniões que ela organiza. Ao perceber a recorrência de episódios e tentativas no ponto turístico, resolveu fazer algo para tentar mudar a triste realidade.

"Eu trabalho com um grupo de jovens há uns dois anos e um grupo de mães há quatro anos. Suicídio é um assunto muito em pauta, principalmente para os jovens, que relatam para mim, às vezes, a vontade de dar cabo à própria vida. Como também conheço a dor das mães em decorrência do suicídio", afirma.

"É uma coisa recorrente, todo mundo sabe que isso acontece lá. É um lugar atrativo para isso. Eu fiquei com isso na cabeça e pensei 'a gente precisa chamar atenção das pessoas, para que aquilo não seja um atrativo para isso. Se as pessoas estão procurando aquele lugar para dar cabo à própria vida, que a gente reverta isso, que gire essa chave e tente fazer com que isso mude'.

A advogada pontua que a ideia é fazer a pessoa repensar o suicídio. "Eu senti essa necessidade absurda de estar ali e fazer isso para chamar atenção de outra religiões, Ong's [Organização Não Governamental] para que elas possam abrir os olhos para aquele lugar, para que a gente consiga mudar a energia dali, para que um jovem repense. Qualquer ação que faça a pessoa repensar, já é válido", acrescenta.

No local, a advogada, o marido e o sobrinho colocaram uma faixa escrito a seguinte frase: Você é precioso, não desista. Eles também deixaram alguns livros do 'Evangelho Segundo o Espiritismo'. A iniciativa foi compartilhada nas redes sociais e elogiada por muitas pessoas.

Luciana o marido e sobrinho. Foto: Arquivo pessoal 

"Fiquei muito feliz. Um ato tão pequeno como esse que eu fiz, já despertou em tantas pessoas e de diversas religiões, a intenção de voltar lá. Eu já fui convidada, inclusive com um grupo de jovens para fazer um trabalho lá. Essa era a intenção. Estou muito feliz porque o objetivo foi atingido", comemorou.

No último dia 10, um homem de 25 anos, morreu ao cair do Portão do Inferno. A vítima teria desaparecido na quinta-feira (9), com seu carro, segundo relato de familiares. O Corpo de Bombeiros fez resgate do cadáver. 

Grave problema

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em nove de cada dez casos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

Combate ao suicídio

O município de Cuiabá pode ganhar dois Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) com atendimento 24h, todos os dias, até o final de março de 2020. Atualmente, há três unidades municipais em Cuiabá com atendimento assíduo de mais de 250 pessoas. Em Várzea Grande também há três unidades municipais. Todos os CAPS funcionam de segunda-feira a sexta-feira, entre às 7h e 17h.

Serviço

CUIABÁ

Centro de Atendimento Psicossocial Álcool, Drogas e Adolescência (CAPS Adolescer)
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h.
Avenida Romania, sem número - Bairro Jardim Europa
65 3617-1835 ou 65 3617-1836

Centro de Atendimento Psicossocial CPA (CAPS CPA)
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h.
Rua Pardal, Quadra 110 - Bairro CPA 4
65 3649-1968 ou 65 3649-6618

Centro de Atendimento Psicossocial 2 - Verdão (CAPS Verdão) - Atendimento Adulto
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h.
Rua Rio Grande do Sul, 504 - Bairro Jardim Paulista
65 3617-1830 ou 65 3617-1831

VÁRZEA GRANDE

Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h. Segunda-Feira a Quinta-feira, das 18h às 21h.
Avenida Castelo Branco, 2333 - Bairro Água Limpa
65 3688-3045 ou 65 98404-9468 

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - Sérgio Luiz Ferreira da Silva (CAPSi)
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h
Rua Presidente Prudente de Moraes, 1130 - Bairro Ipase
65 3688-3046 ou 65 98464-6511

Centro de Atendimento Psicossocial Transtorno Mental (CAPS II)
Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7h às 17h
Rua Fenellon Muller, 579 - Bairro Centro
65 3688-3112 ou 65 98459-4676
Os endereços dos demais CAPS do estado de Mato Grosso podem ser conferidos aqui.
 
Sobre o CVV
 
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em 104 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site via chat ou e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet