Olhar Direto

Domingo, 23 de fevereiro de 2020

Notícias / Cidades

Moradores de Cuiabá podem trocar material reciclável por recarga de celular, cartão de transporte e descontos

Da Redação - José Lucas Salvani

17 Jan 2020 - 14:15

Foto: Luiz Alves - Prefeitura de Cuiabá

Moradores de Cuiabá podem trocar material reciclável por recarga de celular, cartão de transporte e descontos
A partir desta sexta-feira (17), os moradores de Cuiabá poderão trocar materiais recicláveis por recarga de celular, cartão de transporte e desconto nas livrarias Saraiva. Os benefícios são resultado da implantação das máquinas Cuiabá Recicla, espalhadas pela capital mato-grossense. A ação faz parte do programa Cidade Limpa e visa incentivar a reciclagem de materiais como alumínio e garrafas pet.

Leia mais:
Crescimento de produção de lixo eletrônico motiva novas soluções de descarte e reciclagem

“Essa é mais uma iniciativa inovadora dentro da área de sustentabilidade que lançamos. A Prefeitura de Cuiabá sai mais uma vez na frente, tornando-se o primeiro órgão público de uma capital brasileira a implantar essa atividade. É uma ação que vem para consolidar a nossa gestão sustentável. Por isso, não vamos parar nessas oito máquinas. Até o fim de fevereiro vamos instalar mais sete e, ao fim de 2020, queremos chegar a 31”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro, durante o lançamento das máquinas nesta sexta.

Os participantes poderão depositar garrafas pet, latas de alumínio, embalagem tetra pak e copos descartáveis. Ao realizar o descarte em uma das máquinas, o participante irá acumular pontos que podem ser trocados por benefícios ou convertidos em doações para entidades filantrópicas.

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, aplicativo Retorna Machine, disponível para iOS e Android, e site, ainda em construção, o cidadão faz o seu cadastro. Dessa forma, todas as vezes em que uma embalagem for depositada no compartimento, os pontos serão direcionados para a conta ativada. A troca de pontos para o cartão de transporte ainda não está disponível no aplicativo, mas nas máquinas já é possível.

“O funcionamento é bem simples. Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. Então, cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para sua conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras”, explica o gestor de Sustentabilidade da Prefeitura de Cuiabá, Alex Vieira. 

Cada máquina tem capacidade para receber cerca de 1.200 embalagens. Somado a isso, todas elas são equipadas com um sensor que envia um alerta quando o acondicionamento atinge 80% da capacidade. A implantação dos equipamentos na Capital também reforça o compromisso do Município com a inclusão dos trabalhadores da reciclagem, já que todo material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da Prefeitura.

Neste primeiro momento, as máquinas estão disponíveis para utilização nos seguintes locais: EMEB Ranulpho Paes de Barros; Shopping Popular; Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC); Parque das Águas; Parque Tia Nair; Parque da Família; Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto); Estação Alencastro.

Participaram do lançamento a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, e o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira. O presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, e os vereadores Marcos Veloso, Toninho de Souza e Clebinho Borges também estiveram presentes.

21 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Goncalves
    24 Jan 2020 às 07:56

    Como vai funcionar esse tal "código de barras"para aço e copos descartáveis?aaafff

  • Lauro Neves Souza
    22 Jan 2020 às 13:23

    Maravilha de notícia! Estão de parabéns todos os envolvidos nessa atitude!

  • Muriel
    20 Jan 2020 às 00:18

    E quanto às garrafas de vidro? O que fazemos com elas? Quem recicla aqui em Cuiabá? Eu sempre junto... nas não sei o que fazer com elas.. não gosto de jogar no lixo comum.

  • Elinar campos de oliveira
    19 Jan 2020 às 14:15

    Maravilhosa ação, Cuiaba está mesmo precisando de iniciativas como essa, precisamos urgentemente de coleta seletiva

  • Francisco
    19 Jan 2020 às 10:42

    Cuidado Pessoas imaturas podem entender q o autor menospreza os templos religiosos, inclusive as casas espíritas - e isso pode ter consequências !!

  • Clailton bignarde da silva
    18 Jan 2020 às 15:17

    Mais uma jogada de publicidade, ainda tem gente que acredita,porque será que ninguém fez isso ainda?, Não existe a mínima chance de isso funcionar!! Agora pergunto: Quanto está custando um "projeto desses aos cofres publicos"? Pra ser generoso... Daqui a 180 dias,não se ouvirá uma palavra a esse respeito, e as máquinas sim,essas estarao na reciclagem,mas,como sucata:

  • Jordan Sali
    18 Jan 2020 às 11:32

    Não vai colar. Cuiabano é lento com computador e têm que cadastrar, perder tempo. Pra ocioso tudo bem. Mas população tem que ralar.

  • Alemão do CPA
    18 Jan 2020 às 11:30

    Uma emissora de TV mostrou neste sábado que vândalos já depredaram uma máquina. Brasileiros são assim. Corruptos. Sem educação. Não salva ninguém . Brasileiros, erro de Deus.

  • Marta Ceni
    18 Jan 2020 às 06:07

    Recicla paletó?

  • Janinha Gusmão
    18 Jan 2020 às 06:06

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.