Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

ocupação ilegal

Polícia auxilia reintegração e mais de 200 famílias devem deixar área privada na Ponte de Ferro

Foto: Divulgação - PMMT

Polícia auxilia reintegração e mais de 200 famílias devem deixar área privada na Ponte de Ferro
Dois oficiais de Justiça acompanhados de aproximadamente 100 policiais militares cumprem, desde a manhã desta terça-feira (28), uma reintegração de posse em uma área privada conhecida como Flor da Mata, entre o bairro Dr. Fábio e a Ponte de Ferro, na região norte de Cuiabá. Estima-se que aproximadamente 200 famílias residiam no local, inclusive haitianos e venezuelanos.


Leia mais:
Cerca de 230 famílias da comunidade Coxipó Mirim ficaram 'desabrigadas'

A ação começou por volta das 5h30 ainda na sede do 3º Batalhão da PM. O comandante tenente-coronel Fernando Agostinho disse ao Olhar Direto que a operação conta com várias unidades policiais do 1º Comando Regional como  a Força Tática, Rotam e Cavalaria. "Não tem horário para acabar. Só encerra quando for feita a desocupação da área", afirmou.

Na área ocupada há vários anos, há casas de madeira e também de alvenaria. As famílias seriam membros da Associação de Mini-Produtores Rurais Sesmaria Caetano da Costa Monteiro e não estariam apresentado resistência. Algumas estão indo para casa de familiares e outras se deslocando para uma espécie de barracão da Prefeitura de Cuiabá que fica na região.  

Em 2010, algumas casas chegaram a ser demolidas na presença de moradores, que perderam tudo. A área particular foi adquirida em 1904, vendida pelo governo do Estado para Caetano da Costa Monteiro. Com o falecimento dele, os 2.075 hectares de terra, foram divididos igualmente entre os três filhos, também já falecidos.

Porém, em 2007, os herdeiros da filha mais nova de Caetano, doaram a parte da mãe para que as famílias da Associação pudessem desativar o lixão em funcionamento e construir suas moradias no local. Mas desde que os mais de seis proprietários entraram com a ação, a Justiça não reconhece aos moradores o direito de posse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet