Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

CINCO ANOS

Wilson costura com governo alternativa à Cota Zero que libera dourado e proíbe espécies ameaçadas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Wilson costura com governo alternativa à Cota Zero que libera dourado e proíbe espécies ameaçadas
Uma das propostas alternativas à Cota Zero defende a liberação do dourado, mas a proibição de espécies ameaçadas. A proposta é dos pescadores profissionais e amadores de Mato Grosso e foi entregue ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), nesta terça-feira (28). Uma outra alternativa foi proposta pelos lojistas.


Leia mais:
Reforma da Previdência e Cota Zero serão prioridades da ALMT em 2020, afirma Botelho

A proposta dos pescadores defende manter cinco quilos de pesca ou um exemplar para o pescador amador capturar e transportar e independentemente de cota. A pesca da piranha seria permitida para geral um controle ambiental.

Ainda consta a defesa pela proibição de pesca de espécies ameaçadas, degradadas e de valor aquisitivo considerado, por meio de estudos científicos e de análise técnica; a liberação do dourado; a criação de um programa técnico para soltura de alevino nos rios mato-grossenses para prever o repovoamento das espécies nestes rios em conjunto com estudos técnicos.

Já a proposta dos lojistas inclui a criação do programa Sema Itinerante ou Polícia Ambiental Itinerante, criação de um programa técnico para soltura de alevinos nos rios mato-grossenses e a proibição por meio de estudos técnicos científicos da pesca de espécies ameaçadas, porém, com a autorização de pesca do peixe dourado.

O projeto de lei 666/2019 prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso, durante cinco anos, a partir de janeiro de 2020. Ou seja, será proibido transportar, armazenar ou comercializar qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso – independente da medida, espécie ou época do ano. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet