Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Ainda senadora

Em parecer encaminhado a Alcolumbre, Advocacia do Senado recomenda afastamento imediato de Selma

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em parecer encaminhado a Alcolumbre, Advocacia do Senado recomenda afastamento imediato de Selma
A Advocacia Geral do Senado encaminhou parecer à Mesa Diretora do Senado, nesta quarta-feira (5), recomendando o afastamento imediato da senadora Selma Arruda (PODE), cassada pela Justiça Eleitoral no fim do ano passado, segundo publicou a edição eletrônica do jornal Estado de São Paulo.


Leia também
TRE irá diplomar senador eleito em suplementar no dia 21 de maio, independente de rito no Senado


O parecer que está na Secretaria-Geral da Casa de Leis deve ser analisado pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), que deve se reunir com toda a Mesa Diretora para definir um relator, além da defesa prévia da senadora cassada.

Na Mesa Diretora, Selma tem o apoio declarado somente do correligionário Laiser Martins (PODE-RS), que também participa do movimento ‘Muda Brasil, Muda Senado’.

A senadora cassada, no entanto, não tem a simpatia da maioria do colegiado, como do próprio presidente Davi Alcolumbre, que já foi criticado duramente por Selma, assim como do senador Flávio Bolsonaro (sem partido) com quem já teve atritos e do senador Sergio Petecão (PSD-AC), que apoia a posse do colega de partido Carlos Favaro (PSD).

Eleita como a candidata ao Senado mais votada em 2018, Selma teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) no mês de abril de 2019 e não conseguiu reverter a condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamento ocorrido no mês de dezembro do mesmo ano.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a senadora praticou crimes de caixa 2 e abuso do poder econômico durante sua campanha. A determinação é para que ela deixe o cargo imediatamente.

O TRE já marcou para o dia 26 de abril uma eleição suplementar que irá definir quem será o seu substituto definitivo.

Na semana passada, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deu o direito ao terceiro colocado na eleição de 2018, Carlos Favaro de assumir o lugar de Selma interinamente até a eleição suplementar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet