Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

CUTUCADAS

Governador cita Santa Casa e volta a criticar gestão de prefeito frente a saúde pública

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governador cita Santa Casa e volta a criticar gestão de prefeito frente a saúde pública
Em seu primeiro encontro com lideranças comunitárias de todo estado, o governador Mauro Mendes (DEM) voltou a criticar a Prefeitura de Cuiabá e seu gestor Emanuel Pinheiro (MDB), no que tange os cuidados com a Saúde da capital. Mendes, que foi gestor de Cuiabá de 2012 a 2015, lembrou do fato da Santa Casa fechada e disse que só sugeriu a intervenção porque estava cansado de “conversa fiada”.


Leia mais:
Emanuel não estará na reabertura da Santa Casa e afirma que hospital é responsabilidade do Estado


“A Santa Casa de Cuiabá é um hospital de mais de 200 anos e fechou. Era uma responsabilidade da prefeitura de Cuiabá, e eles deixaram o hospital ficar dois meses fechado. Era muita conversa fiada toda hora tinha, reunião em Brasília toda hora e nada do hospital reabrir. E eu dizia, gente eu fui prefeito conheço essa realidade. E isso é uma responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá. Depois de dois meses eu não aguentei, chamei meus secretários e em uma semana nós tínhamos a solução e fizemos a intervenção e dois meses depois o hospital estava sendo reaberto”, lembrou o governador às lideranças presentes no Salão Cloves Vetoratto, nesta manhã de terça-feira (18).

As cutucadas ao atual prefeito não pararam por aí. Mauro disse que essa obra da Santa Casa muda a história da saúde da capital e chamou o trabalho de resgate histórico.

“Hoje ela [Santa Casa] está moderna, bem equipada, em condições para atender bem a nossa população. E quebramos ali um paradigma histórico que Cuiabá era a única capital do Brasil em que oi Governo do estado não tinha um hospital para ajudar a prestar serviço de saúde pública. Por isso, nós resgatamos esse hospital”, disse o governador.

Atualmente a Santa Casa de Cuiabá  conta com 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil.

Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

O caso

A inimizade de Mauro e Emanuel iniciou, ao que tudo indica, nas eleições de 2018, quando o prefeito, apesar de pertencer a um partido aliado do até então candidato a governador, optou por apoiar a candidatura do senador Wellington Fagundes (PL), que ficou em segundo lugar na disputa.

Desde então, o governador tem promovido diversos ataques, inclusive pessoais, ao prefeito por meio da imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet