Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Janaina lança “machistômetro” com dicas para identificar comportamentos abusivos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Janaina lança “machistômetro” com dicas para identificar comportamentos abusivos
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) divulgou uma campanha pré-Carnaval de combate à violência contra a mulher. Em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a parlamentar disponibilizou um “machistômetro”, com dicas para que as mulheres identifiquem comportamentos abusivos. Além disso, um vídeo com dicas para que os homens não se comportem de maneira inconveniente vem sendo disseminado em suas redes sociais.


Leia mais:
Feminicídios correspondem a quase metade dos assassinatos de mulheres em MT

Segundo levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), das 87 mulheres que foram assassinadas em 2019 em Mato Grosso, 39 delas foram vítimas de feminicídio.

O município que mais registrou casos de feminicídio no estado foi Primavera do Leste, com quatro mortes. A cidade é seguida por Sinop (3), Várzea Grande (3), Chapada dos Guimarães (2), Peixoto de Azevedo (2), Rondonópolis (2) e Sorriso (2).

O vídeo divulgado por Janaina (veja abaixo) contém cinco dicas para os homens. A dica número um fala sobre pré-julgamentos a partir da aparência da mulher. A dica número dois condena piadas de cunho sexista. A dica número três recrimina o assédio sexual e reforça as penalidades judiciais cabíveis neste caso. A dica número quatro censura contatos físicos sem a permissão da mulher “mesmo sem conjunção carnal, isso pode ser considerado estupro”, alerta a deputada. A última dica repreende cantadas indiscretas.

O machistômetro elaborado pela equipe da deputada está disponível para distribuição em seu gabinete, na Assembleia Legislativa. Janaina Riva é a única deputada mulher desta legislatura em Mato Grosso.



Para denunciar casos de violência contra a mulher existe um disque-denúncia. Através do número 180, a Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias e orienta mulheres vítimas de violência.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Já que é dia de #tbt e amanhã começa oficialmente o carnaval, resolvi compartilhar esse vídeo que gravei em 2017 (mas que infelizmente continua bem atual já que tivemos essa semana o caso do motorista de aplicativo assediando uma menor) contendo 5 dicas para que os homens não se comportem de maneira abusiva, nem como babacas na folia. Meninas #lutemcomoumamulher sempre! Aqui no meu gabinete na AL, ainda tem o machistômetro disponível, é só vir buscar o seu. E lembrem-se, qualquer ato suspeito liguem para Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, pelo nº180 😘 . #janainarivamt #mt #naoenao #assedio #mulhernapolitica #sororidade #lutecomoumagarota #adeputadademt #umaportodasetodasporuma #carnaval2020 #carnavalsemassédio

Uma publicação compartilhada por Janaina Riva Fagundes (@janainariva) em

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet