Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

Processo na Câmara

Vereador por dois mandatos, Lúdio se posiciona contra cassação de Abílio

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Vereador por dois mandatos, Lúdio se posiciona contra cassação de Abílio
Vereador em Cuiabá por dois mandatos, o hoje deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se posicionou contra a cassação do vereador Abílio Junior (PSC), oposicionista do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que está respondendo um processo por ter cometido suposto quebra de decoro na forma como tem fiscalizado o Poder Executivo.

Leia também
Cotado para disputar prefeitura, Gilberto manifesta apoio a Abílio: 'um dos melhores vereadores da Câmara'


Para Lúdio, que passou oito anos como oposição na Câmara Municipal, Abílio até pode ter cometido excessos em sua forma de trabalhar, mas não cometeu nenhum crime ou irregularidade para ser penalizado com a cassação e a perca dos direitos políticos, que é a maior punição para um parlamentar.

“Fui vereador por oito anos e sempre estive na oposição, com o Wilson Santos, assim como quando o Chico Galindo era prefeito. Enfrentamos batalhas pesadas neste período, como o aumento de IPTU, contra aumento de transporte coletivo e contra a privatização da água, que foi a luta que me projetou para disputar a prefeitura um ano depois. Sempre estive na oposição, mas com diálogo e respeito. Nunca ofendi pessoalmente nenhum vereador e nenhum prefeito. Sempre tive o respeito dos meus adversários na política. Sempre me coloco no lugar do outro quando vou falar qualquer coisa. Tenho que fazer a crítica a ação e não a pessoa”, disse o deputado em entrevista a rádio evangélica Nazareno, neste sábado (22).

“Hoje o Abílio é um vereador de oposição e pelo perfil dele, acabou extrapolando em alguns processos de fiscalização. As vezes levando para o lado pessoal com alguns vereadores. Isso é ruim, mas não é motivo para se cassar um mandato. Alguns podem até requerer algum tipo de punição, mas cassar o mandato é muito ruim, porque seria uma cassação política muito mais pelo trabalho que ele dá para bancada do prefeito do que pelos erros que eventualmente ele tenha cometido. Não cabe a cassação, é ruim para todo muito, inclusive para o outro lado, porque expõe toda fragilidade. Porque este esforço todo para cassar um mandato de um vereador?”, questionou.

Abílio, que responde o processo ingressado pelo seu suplente, o ex-vereador Oséas Machado (PSC), teve derrota na Comissão de Ética da Câmara, que decidiu por unanimidade pedir pela sua cassação, fato que gerou calorosas discussões na Câmara e até boletins de ocorrências registrados.

O processo atualmente está com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve emitir um parecer após o carnaval e depois será encaminhado para o Plenário, onde se Abílio não tiver o apoio de pelo menos 13 vereadores, será cassado.

Na semana passada o vereador conseguiu levar um grande número de pessoas até a sede do legislativo municipal para pressionarem os vereadores a não cassá-lo.

Além do apoio popular, o vereador também já recebeu o apoio de alguns políticos como os deputados estaduais Wilson Santos (PSDB), Elizeu Nascimento (DC), Xuxu Dal Molin (PSC), além do deputado federal José Medeiros (PODE), do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (PSB) e da senadora cassada Selma Arruda (PODE), que também responde processo semelhante no Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet