Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Hospital Universitário

Paralisadas desde 2014, obras do Hospital Júlio Muller serão concluídas em três anos

Foto: Assessoria/MPF

Paralisadas desde 2014, obras do Hospital Júlio Muller serão concluídas em três anos
As obras do Hospital Universitário Júlio Muller, anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM) no mês de novembro do ano passado e que ainda passa pelo processo de licitação, irá ficar concluída somente no ano de 2023, segundo a programação da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra).


Leia também
Na inauguração do HMC, Mauro anuncia lançamento do Hospital Central e Julio Muller


Paralisadas desde 2014, as obras da unidade médica serão retomadas assim que for definido o vencedor da licitação. O edital foi lançado no início deste mês de fevereiro e estará disponível no site da Sinfra por um período de 45 dias, contados a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o secretário Marcelo de Oliveira e Silva, a obra será licitada na modalidade RCDI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), em que a empresa ou consórcio vencedor da concorrência ficará responsável pela elaboração, tanto do projeto básico, quanto pela execução da obra.

“O RCDI permite a redução do prazo de implantação e funcionamento do hospital, além de proporcionar agilidade e transparência ao processo”, explicou o titular da pasta, acrescentando que o prazo para a conclusão da obra será de aproximadamente 36 meses.

Por contar com recursos da União, a abertura das propostas, marcada para o dia 13 de abril, será pelo sistema eletrônico de licitação do Governo Federal, o Compra Net. Vencerá quem comprovar habilitação técnica (compatível com o objeto licitado) e melhor preço.

O edital trará ainda o instrumento de ‘orçamento sigiloso’, ou seja, o valor estimado será tornado público somente após o encerramento da licitação - prática prevista no artigo 6º da Lei 12.462, de 2011.

“Desta forma, o Poder Público pode chegar mais perto do valor real da obra, evitando paralisações e a não conclusão do projeto”, explicou o secretário.

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller iniciaram em 2012, após, o Governo do Estado firmar convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na ocasião, o consórcio Normandia – Phoenix- Edeme, formado pelas empresas Normandia Engenharia Ltda.,  Construtora e Incorporadora Phoenix Ltda. e Edeme Construções Civis e Planejamento Ltda., venceu a licitação e assumiu a obra.

Em 2012, o investimento previsto era de R$ 116,5 milhões, metade recursos estaduais e metade recursos federais (bancados pelo Ministério da Educação – MEC).

Em 2014, ano previsto para a sua conclusão, os serviços foram paralisados e, posteriormente, o contrato foi rescindido pelo não cumprimento do cronograma. Apenas 9% do projeto foi executado.

Para a retomada das obras, R$ 96 milhões (recursos federais) já estão assegurados.

O complexo está localizado no km 16 da rodovia Palmiro Paes de Barros, entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá). À época, a área foi doada pelo governo estadual para a construção do Campus II da UFMT, onde também seria instalado o novo prédio da Faculdade de Medicina, cuja a edificação foi concluída.                                
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet