Olhar Direto

Sábado, 19 de setembro de 2020

Notícias / Ciência & Saúde

Saúde investiga 11 casos suspeito de gripe suína; pacientes estão internados na UTI

Da Redação - Wesley Santiago

09 Mar 2020 - 08:35

Foto: Reprodução/Ilustração

Saúde investiga 11 casos suspeito de gripe suína; pacientes estão internados na UTI
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande, por meio da Vigilância em Saúde, informou que investiga 11 casos suspeitos de H1N1 (gripe suína) na cidade. Deste total, cinco já foram descartados. Dois pacientes encontram-se internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A Prefeitura de Várzea Grande também desmentiu registro de coronavírus na cidade (suspeitos ou confirmados).

Leia mais:
Ministério da Saúde descarta mais um caso de coronavírus em Mato Grosso
 
Até o momento, são 11 casos suspeitos de gripe suína (H1N1), sendo que cinco foram descartados e seis aguardam resultado de exames, com quadro evolutivo favorável,  o que leva a crer que seja descartada a doença.
 
Dos casos suspeitos, um paciente está internado na UTI do Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande e outro foi transferido para a UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá. Todos foram atendidos conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
 
Além disto, Várzea Grande não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus, segundo a Secretaria de saúde.
 
O Município reforça que possui um Plano de Contingência baseado nos protocolos e normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, conta com a Rede de Saúde , organizada e profissionais treinados e preparados para atender um caso suspeito ou confirmado de COVID 19.
 
“Portanto, não procedem as informações da existência de casos de Coronavírus (CONVID 19), como publicado em diversos meios das Redes Sociais e Várzea Grande se encontra com as medidas adotadas para eventuais casos e para atuar de forma firme no cuidado da saúde públicas da população de uma maneira em geral’, diz trecho da nota.

Caso descartado

O Ministério da Saúde confirmou, neste domingo (08), que mais um dos casos que estavam sendo acompanhados em Mato Grosso deu negativa para coronavírus. Com isto, outros cinco pacientes continuam a ser monitorados. No país, o número dos portadores da doença subiu para 24.

Na sexta-feira (06), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), descartou o primeiro caso. Apesar de não ser coronavírus, foi confirmado que o paciente estava com Influenza B.
 
O documento ainda informa que, no total, 11 casos foram acompanhados pelo COE estadual. Destas, quatro ocorrências foram excluídas por não apresentarem critérios de definição, uma foi descartada e seis estão sob investigação.

Recomendações
 
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
 
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
 
·     Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
 
·     Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
 
·     Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
 
·     Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
 
·     Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
 
·     Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
 
·     Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
 
·     Manter os ambientes bem ventilados;
 
·     Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
 
·     Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
 
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Comentários no Facebook

Sitevip Internet