Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PANDEMIA

Mesmo sem casos confirmados de coronavírus, farmácias enfrentam falta de máscaras e álcool em gel em Cuiabá

Foto: Ímãfotogaleria

Mesmo sem casos confirmados de coronavírus, farmácias enfrentam falta de máscaras e álcool em gel em Cuiabá
Mesmo sem casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso, muitas pessoas têm buscado se proteger. Farmácias de Cuiabá estão enfrentando a falta de álcool em gel e máscaras. Olhar Direto entrou em contato com diversas unidades, mas não há se quer previsão para chegada de novos produtos. No entanto, vale lembrar que ainda não há evidências que as máscaras tem real eficácia para prevenir as transmissões do vírus. No mínimo, podem ser utilizadas para minimizar o risco de respingos de saliva.


Leia mais:
À espera do coronavírus, Mauro Mendes faz compra emergencial de máscaras e álcool em gel

Contudo, outras farmácias que ainda possuem estoque adotaram algumas medidas na hora de vender esses produtos. Uma, por exemplo, só vende 50 máscaras e um recipiente de álcool em gel por cliente. 

Mato Grosso já monitorou 17 ocorrências, mas sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19. No total, são monitorados seis casos suspeitos no estado, provenientes de cinco municípios.

Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os seis casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1).

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet