Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

EFEITO COVID-19

Dom Milton suspende missas em Cuiabá a partir de 20 de março

Foto: Reprodução

Dom Milton suspende missas em Cuiabá a partir de 20 de março
O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, suspendeu todas as missas, catequeses e eventos católicos a partir do dia 20 deste mês, sexta-feira. A definição se deu por conta da normativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que a população evite aglomerações e eventos com mais de 200 pessoas. Tudo por prevenção ao coronavírus.


Leia mais:
Testes para Covid-19 só serão feitos em Mato Grosso a partir de quinta-feira

O pronunciamento do líder religioso aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá. A medida segue até o fim da pandemia, que começa a avançar no Estado.

“Enquanto durar o quadro de epidemia, todos os fiéis ficam dispensados do preceito dominical, a obrigação de participar da missa aos domingos. Aconselha-se que acompanhem a santa missa através da rádio, televisão ou internet. Recorda-se que podem realizar a piedosa prática da comunhão espiritual”, disse Dom Milton na rádio.

Vigários, diáconos e ministros devem receber treinamento para que possam, evitando o próprio contágio e a transmissão de doenças, cumprir sacramentos da Igreja Católica junto a enfermos mais graves. A Cúria Arquidiocesana entrará em contato com as autoridades sanitárias para facilitar o acesso dos sacerdotes aos hospitais.

Vaticano

Diante do quadro especialmente grave que vive a Itália, o Vaticano também já havia tomado medidas a fim de evitar aglomerações de fiés. Todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa, período de grande importância para a religião católica, serão realizadas na Praça São Pedro, mas sem fiés. As medidas também visam proteger o papa Francisco, de 83 anos. Segundo Vaticano, o pontífice ora todas as manhãs pelas famílias e médicos que enfrentam a pandemia.

Além da igreja católica, na região metropolitana de Cuiabá, o conselho geral da Igreja Batista de Cuiabá decidiu suspender todas as atividades presenciais na igreja e pediu que os fiéis acompanhem o culto via internet.

Além disso, as escolas dominicais e ministério das mulheres também tiveram suspensão provisória por conta do coronavírus.

*Atualizada às 18h06. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet