Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

veja divisão

Apesar da recomendação de ficar em casa, vacinação contra influenza é adiantada

Foto: Ilustração

Apesar da recomendação de ficar em casa, vacinação contra influenza é adiantada
A Prefeitura de Cuiabá anunciou que a campanha de vacinação contra influenza foi adiantada e começa na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 22 de maio. O calendário segue o cronograma estabelecido pela Ministério da Saúde (MS) e visa diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. Embora exista a recomendação para que as pessoas fiquem em casa, os postos de saúde devem gerar aglomeração das pessoas em busca da vacina. 


Leia mais:
Gerente de Vigilância tira dúvidas sobre transmissão e prevenção do coronavírus

A Campanha normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Governo Federal por conta do Covid-19. Frente ao tema, a Secretaria de Saúde de Cuiabá capacitou durante toda essa semana os servidores das regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural apresentando dentre outros o informe técnico da campanha e orientando sobre como evitar aglomerações nas unidades de saúde, durante o período de vacinação.

Considerado os cuidados de aglomeração, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 a 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da Saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 a 09/05  professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.  

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários.  A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

SINTOMAS, PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça, na garganta e coriza. Além da vacinação, as orientações para evitar o vírus é lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

O vírus usado na vacina é "inativado", não podendo gerar uma gripe e a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, não há risco de fazer a vacinação contra e a febre amarela e Influenza. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet