Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Antecipação salarial

Após repercussão negativa, vereadores prometem doar salários e VI para combater coronavírus

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após repercussão negativa, vereadores prometem doar salários e VI para combater coronavírus
Após enorme repercussão negativa da antecipação do próprio salário, como medida de prevenção a pandemia do coronavírus, assunto divulgado pelo Olhar Direto na semana passada e que chegou a mídia nacional neste domingo (22), alguns vereadores de Cuiabá se mostraram constrangidos com a determinação da mesa diretora e anunciaram, mesmo que tardiamente, que vão contribuir financeiramente com os seus vencimentos e verbas indenizatórias para ajudar a população durante este período de crise.

 
Leia mais
Com atividades suspensas, vereadores antecipam pagamento de próprio salário

 
O vereador Diego Guimarães (Progressistas), por exemplo, declarou em suas redes sociais que a casa de leis mais uma vez está passando vergonha nacional e se comprometeu a doar todo seu salário de parlamentar, cerca de R$ 15 mil, enquanto durar a crise do coronavírus.
 
Ele também desafiou a classe política e integrantes do alto escalão do Poder Judiciário a tomarem a mesma iniciativa para ajudar a população.
 
"Desafio vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores, presidente, juízes, promotores, desembargadores, ministros e outros servidores do alto escalão fazerem o mesmo", disse.
 
Já o vereador Felipe Wellaton (PV) afirmou que é contra a antecipação dos salários e garantiu que irá abrir mão de sua verba indenizatória, no valor de R$ 18 mil e que irá propor a redução salarial enquanto houver o combate ao coronavírus.

No início do mês, antes de o Estado anunciar a quarentena, o vereador Renivaldo nascimento (PSDB) já havia comunicado que iria doar parte de sua verba indenizatória para idosos, durante o período de pandemia. Acontece que gastar o recurso com assistencialismo ou em outros fins que não seja o trabalho parlamentar pode ser considerado crime.

Na semana passada, a Câmara Municipal, que paralisou as atividades por conta da pandemia do coronavírus, resolveu como 'medida preventiva', antecipar os salários dos 25 vereadores, assim como dos 88 servidores efetivos e dos quase 500 servidores comissionados.
 
A determinação acabou sendo bastante criticada pela população cuiabana que entendeu que em um momento de crise tanto na saúde, quanto financeira, os parlamentares deveriam ser os primeiros a darem o exemplo no gasto responsável do dinheiro público ao invés de pensarem apenas no próprio bolso.
 
Neste domingo (22), o economista Ricardo Amorim que apresenta o programa Manhattan Conection, no canal pago GloboNews, criticou duramente a decisão do legislativo cuiabano em suas redes sociais.
 
Na publicação ele repudiou a atitude e propôs ao eleitor que não reeleja nenhum político na eleição do mês de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet