Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

ESCALADA

Secretário de Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT

23 Mar 2020 - 17:36

Da Redação - Érika Oliveira e Max Aguiar

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Secretário de Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, acaba de atualizar os dados do coronavírus em Mato Grosso e informou que, após o credenciamento de dois laboratórios particulares na Capital, subiu para 6 o número de casos confirmados da Covid-19. Todos os casos são da região metropolitana, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. Outros dois casos de Rondonópolis ainda aguardam contraprova.


Leia mais:
Mauro Mendes anuncia entrega de 260 leitos para atender casos graves de coronavírus

Figueiredo destacou que esses números podem aumentar na terça-feira (24), tendo em vista que vários testes realizados no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, ficarão prontos nesta madrugada. Por hora, Mato Grosso monitora 210 casos suspeitos. No país, já foram confirmadas 34 mortes e 1891 casos confirmados no 26 estados e no Distrito Federal. 

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. 

Durante coletiva virtural, Gilberto Figueiredo informou, ainda, que para tratar de todos os casos que futuramente devem se confirmar em Mato Grosso, 600 novos respiradores vão ser adquiridos para ajudar no tratamento dos pacientes em estado grave. 

Nesta segunda-feira, ao lado do governador Mauro Mendes (DEM), Figueiredo também anunciou a construção de mais de 200 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. "Esse trabalho será praticamente para triplicar o serviço do Metropolitano. Atualmente, lá possuímos 60 leitos, sendo 50 de enfermaria e 10 para UTI. Depois da construção dos novos leitos, teremos 180 leitos de enfermaria e mais 30 leitos de UTIs", comentou o secretário. 

A obra deve ser concluída, segundo estimativa do Governo, em até duas semanas. Após finalizada a construção dos novos leitos, o Hospital Metropolitano será utilizado exclusivamente para atender casos graves da Covid-19.

As ocorrências que levantam a suspeita do vírus no Estado estão em Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

Afirmando seguir orientação do Ministério da Saúde, Gilberto finalizou a coletiva comunicando que a partir de agora somente casos considerados graves serão submetidos a testes. "Não vamos mais fazer testes em todos os casos suspeitos. Vamos fazer os testes em agravamento e que estejam em unidades hospitalares. Sintomas leves nem precisam sair de casa. É preciso ficar em casa. É uma decisão do Ministério da Saúde, que vamos cumprir aqui", explicou o secretário. 

Atualizada às 18h
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet